Topo

OPINIÃO

Mauro: "Flamengo corre risco de tomar um tombo se alimentar a arrogância"

Do UOL, em São Paulo

15/04/2020 12h00

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, apareceu em uma live de um grupo de investimentos e deu declarações de que o clube deveria cobrar por entrevistas coletivas e conteúdo ligado ao clube, além de sugerir que o canal de vídeos da agremiação no YouTube pudesse passar a transmitir os jogos do time comandado por Jorge Jesus.

No podcast Posse de Bola #28, Mauro Cezar Pereira comenta essas e outras questões abordadas por Landim e vê o Rubro-Negro em uma semelhança com clubes que esbarraram em discursos em tom de arrogância depois de fases vencedoras, tema que o jornalista também tratou em publicação no seu blog no UOL.

"Vale para quem torce para outros times também, porque eu faço um paralelo do que aconteceu com o São Paulo, poderia citar o Corinthians também, o Palmeiras pode entrar nessa categoria cedo ou tarde. São os clubes que viram hegemônicos financeiramente, tecnicamente, as duas coisas e que rapidamente os dirigentes e até parte da torcida acabam subindo no salto alto, na arrogância, na soberba e o tombo é sempre muito traumático, muito difícil, é um tombo lá de cima. E o Flamengo dá claros sinais de que, se nada for feito, vai enveredar por esse caminho", afirma Mauro Cezar (no vídeo acima a partir de 47:37).

Mauro explica que, apesar de haver torcedores que concordem com as declarações de Landim, a exclusividade de conteúdo para as TVs de clubes pode fazer com que em momentos ruins o clube possa se calar e deixar o torcedor sem explicações, citando a revelação jornalística de problemas no Cruzeiro, que acabou rebaixado no ano passado, poucos meses após escândalos envolvendo a gestão terem sido noticiadas por veículos de imprensa.

"O que se defende ali é algo bem complicado, é algo muito perigoso, que é um clube de futebol tentando se encapsular de uma maneira que ele não vai ter que dar satisfação para ninguém. E o próprio torcedor tem que abrir o olho com isso, porque enquanto o time está bem, aí o camarada pensa 'confio no meu presidente'. Quando vai mal, aí você quer e o presidente vai fechar a boca e não vai falar para ninguém, como já acontece", afirma o jornalista.

"O Flamengo corre um risco sério, se alimentar essa mentalidade, de tomar um tombo. E sempre lembrando o seguinte: tudo isso é dirigente surfando na onda do sucesso do time de futebol. Time de futebol que só obteve sucesso depois que houve uma troca de técnico, porque essa gestão capitaneada por Landim, com seu 'conselhinho' do futebol e tudo mais, escolheu o Abel Braga para treinar o time", completa Mauro, lembrando que a ideia de contratar o português Jorge Jesus partiu de Paulo Pelaipe, ex-gerente de futebol, e Marcos Braz.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL