Zépiqueno holandês viu Cidade de Deus e aprendeu português pelo Google
Resumo da notícia
- Zépiqueno Redmond recebeu o nome em homenagem a Zé Pequeno, icônico personagem de Leandro Firmino em Cidade de Deus.
- Zépiqueno, em conversa com o UOL Esporte, contou que viu o filme e comentou sobre a mudança de rotina desde quando "viralizou" no Brasil.
- O jogador holandês do sub-14 do Feyenoord aprendeu português usando o Google Tradutor para ler as mensagens de torcedores.
- Leandro Firmino, também em contato com o UOL, comemorou a homenagem ocorrida do outro lado do oceano.
- "Muito bacana, mesmo após 20 anos, o personagem ainda continuar tão presente na mente e na vida das pessoas", disse.
Ele não é Dadinho. Desde o nascimento, ele é Zépiqueno. Zépiqueno Redmond, membro do time sub-14 do Feyenoord, bombou na internet brasileira após ser associado ao icônico personagem de Leandro Firmino em "Cidade de Deus". Em pouco mais de um dia, o Instagram do garoto passou a receber mensagens em português e mudou a rotina do jovem durante este período de quarentena devido ao coronavírus na Holanda.
Mas, afinal, por que Zépiqueno se chama Zépiqueno? A resposta foi dada pelo próprio garoto, em conversa por mensagem com a reportagem do UOL Esporte.
"Meus pais são fãs de 'Cidade de Deus'; eu vi uma vez e gostei. Falamos do Brasil, já que meus pais são do Suriname, bem próximo. Sei sobre meu nome e o filme porque meus pais falam o tempo todo [risos], por isso fui ver o filme", contou o jovem de 13 anos, ciente do tamanho de "Cidade de Deus" como um dos principais filmes da história brasileira.
Não são poucas as mensagens alusivas à famosa frase do Zé Pequeno das telonas. O menino holandês, que recebeu convites de torcedores para vir defender times como Vasco e Santos, já sabe o que quer dizer "Dadinho é o c...". As aulas rápidas de português vieram com a ajuda da tecnologia.
"Sim, pelo Google Tradutor. As pessoas do Brasil e de Portugal são demais [risos]", comentou.
O nome Zépiqueno em um jogador holandês de origem no Suriname impressionou o Zé Pequeno original.
O ator Leandro Firmino, 41 anos, não escondeu a satisfação de ter o personagem homenageado no nome de um candidato a jogador no futebol europeu, a milhares de quilômetros de distância da "Cidade de Deus."
"Para o artista, isso é muito bacana: mesmo após 20 anos, o personagem ainda continuar tão presente na mente e na vida das pessoas. Confesso que já vi tanta coisa. Já vi gente com tatuagem, pessoas me enviarem fotos de diversas homenagens... Isso é muito bacana, sinal que consegui fazer o personagem da melhor forma. É sempre gratificante", comentou, em conversa com o UOL Esporte.
Torcedor do Flamengo, Leandro Firmino brincou sobre a possibilidade de Zépiqueno, quem sabe, um dia vestir rubro-negro no futuro.
"Olha [risos], acho que nada é impossível. Ele é muito jovem ainda, tem muita coisa para conquistar. Mas querer jogar no Brasil e no Flamengo, acredito que possa ser um sonho, sim. O Flamengo tem uma das maiores torcidas do país. De repente...", disse o ator que está no ar como Gilmar na série "Impuros", no Globoplay.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.