Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro: "Não vai ser o Neymar que vai decidir uma Copa sozinho"

Do UOL, em São Paulo

17/04/2020 12h00

Neymar é o principal jogador da seleção brasileira, mas será que ele é capaz de fazer como Romário e ser decisivo para a conquista de uma Copa do Mundo? A questão é debatida no podcast Posse de Bola #28. Para Arnaldo Ribeiro, o atacante só conseguirá vencer uma Copa se priorizar o coletivo dentro de campo.

"Na história da seleção brasileira normalmente o craque tem mais boas companhias do que o Neymar tem hoje. Agora, o Neymar não é exatamente uma boa companhia. Eu vejo a possibilidade de ele triunfar como jogador da seleção brasileira muito parecida com a possibilidade de ele triunfar no Paris Saint-Germain. Acho que ele estava até no caminho no Paris Saint-Germain dessa última edição, curiosamente, um futebol mais que ele é capaz de fazer, mais solidário, menos protagonista, curiosamente. Pode fazê-lo melhor jogador", afirma Arnaldo (disponível no vídeo acima a partir de 37:25).

"Se ele botar na cabeça dele o que talvez o Romário tenha colocado em 1994, 'eu vou decidir essa Copa', ele não vai decidir nem a primeira fase, porque ele não é capaz. Ele não tem essa capacidade de decidir um jogo sozinho, porque o futebol atual é mais difícil também, é mais complexo. Se o Messi muitas vezes não decide jogo sozinho, o Neymar não vai decidir jogo sozinho", completa o jornalista.

Arnaldo reforça ainda que a seleção brasileira precisa ter um time bem montado para poder sonhar com uma Copa do Mundo e não trabalhar dependendo de um jogador, no caso, Neymar.

"Você não tem o melhor técnico de todos os tempos e você não tem o maior craque de todos os tempos na atual seleção brasileira, então, ou se faz um time em que o Neymar funcione como mais um, ou não vai ser o Neymar que vai decidir um Mundial sozinho, ele não tem essa condição, essa capacidade, embora na cabeça dele ainda exista a ideia de que ele é mágico", finaliza.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.