Topo

Santos

Jobson completa um ano no Santos com rara volta por cima no atual elenco

Jobson e Kaio Jorge comemoram gol e vitória sobre o Defensa y Justicia pela Libertadores - REUTERS/Agustin Marcarian
Jobson e Kaio Jorge comemoram gol e vitória sobre o Defensa y Justicia pela Libertadores Imagem: REUTERS/Agustin Marcarian

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

17/04/2020 04h00

Em 16 de abril de 2019, o Santos vencia a concorrência do Atlético-MG e do São Paulo para contratar o volante Jobson, grande destaque do Red Bull Brasil, equipe que terminou com a melhor campanha da primeira fase do Paulistão. Apesar da "pompa" da contratação, o atleta não teve espaço com o ex-técnico Jorge Sampaoli no ano passado, mas conseguiu uma improvável e rara volta por cima em 2020.

Jobson atuou apenas quatro jogos na temporada passada, sendo titular em somente um e somando meros 119 minutos em campo. Neste ano, sob comando do português Jesualdo Ferreira e aproveitando a ausência de Alison, lesionado, o volante já pulverizou os antigos números: foram oito jogos, cinco como titular, 458 minutos e até um gol marcado.

A volta por cima de um dos 14 reforços contratados na temporada 2019 é rara no atual elenco. Dos atletas preteridos por Sampaoli no ano passado, apenas Jobson conseguiu espaço na equipe santista.

Deste grupo, dois que não brilharam no ano passado seguem no elenco e na mesma situação: Uribe e Venuto. Outros dois sequer se encontram no plantel santista, casos de Felipe Aguilar, vendido ao Athletico-PR, e Cueva, que deixou o clube em litígio e hoje está no Pachuca (MEX).

O volante atuava com o número 20, mas recentemente atendeu a um pedido do centroavante Uribe e cedeu a numeração ao colombiano. Assim, ele recebeu do Peixe a camisa 8, que foi do volante Renato, ídolo de Jobson na infância.

Santista de coração, Jobson deu os primeiros chutes em uma escolinha Meninos da Vila em Itapecerica da Serra (Grande São Paulo), mas não teve chances na base do Peixe. Ele acabou se profissionalizando pelo rival Palmeiras e rodou um pouco antes de ganhar destaque no Náutico e chamar atenção do Red Bull.

O Peixe pagou cerca de R$ 4 milhões para tirar o volante de 24 anos do Red Bull. Jobson tem contrato com o Santos até abril de 2024.

Santos