Topo

Corinthians caiu pela 1ª vez em Itaquera há 5 anos e viu Prass virar herói

Fernando Prass vibra após fazer a defesa contra o Corinthians e classificar o Palmeiras para a final do Paulistão - Reinaldo Canato/UOL
Fernando Prass vibra após fazer a defesa contra o Corinthians e classificar o Palmeiras para a final do Paulistão Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

19/04/2020 04h00

A tentativa corintiana em chegar à final do Paulistão 2015 resultou em frustação e festa do Palmeiras em plena Arena Corinthians há exatos cinco anos. O duelo entre os rivais representou a primeira eliminação alvinegra em Itaquera e o início de uma fase heroica do goleiro alviverde Fernando Prass. A classificação palmeirense veio após um empate por 2 a 2 no tempo normal e uma vitória por 6 a 5 nos pênaltis.

O Corinthians chegou àquela semifinal como favorito. Além de estar invicto, o time do técnico Tite tinha a vantagem de jogar em casa o único confronto da fase. O próprio roteiro da partida levava a crer que os corintianos seriam finalistas.

Depois de disputar 16 jogos, com 12 vitórias e quatro empates, o Corinthians conseguiu virar o placar contra o Palmeiras ainda no primeiro tempo. O zagueiro Victor Ramos abriu o placar aos 13 minutos, mas Danilo, aos 33, e Mendoza, 11 minutos depois, marcaram para o time alvinegro.

No segundo tempo, porém, o Palmeiras conseguiu empatar a 16 minutos do fim do jogo. A vaga, então, foi decidida nos pênaltis. O meia palmeirense Robinho começou chutando para fora. Em seguida, Fábio Santos, Renato Augusto, Fagner e Ralf marcaram pelo Corinthians. Pelo lado alviverde, Rafael Marques, Victor Ramos, Cleiton Xavier e Dudu foram às redes.

Com 4 a 4 no placar, coube a Elias cobrar o pênalti decisivo. O camisa 7, porém, parou nas mãos de Fernando Prass. Nos chutes alternados, Kelvin colocou o Palmeiras à frente e viu o zagueiro Gil converter. Na sequência, Jackson fez 6 a 5 para o time alviverde. Na derradeira cobrança, Prass confirmou o papel de herói ao defender o chute de Petros.

Prass virou especialista

O goleiro do Palmeiras tinha feito apenas uma defesa em pênaltis até aquela semifinal, em 2013, ano em que chegou ao clube. Depois das duas registradas contra o Corinthians, fez mais 11 até a temporada 2019, a última antes de se despedir da equipe alviverde.

Embora o Palmeiras tenha perdido a final para o Santos, justamente nos pênaltis, Prass foi mais uma vez herói ainda naquela temporada. Na final da Copa do Brasil, novamente diante do time santista, ele defendeu o chute do zagueiro Gustavo Henrique e ainda marcou o gol do título ao converter a sua cobrança no fim.

Corinthians foi eliminado mais duas vezes em 2015

A derrota para o Palmeiras em plena Arena Corinthians foi uma das três eliminações do time corintiano em Itaquera em 2015. Menos de um mês depois, a equipe deixou a Libertadores nas oitavas de final depois de perder para o Guaraní-PAR em casa. Em agosto, saiu da Copa do Brasil após ser derrotado pelo Santos em sua arena.

Naquela temporada, os três fracassos em casa foram amenizados com o título do Brasileirão conquistado em novembro. Nos anos seguintes, o Corinthians foi eliminado seis vezes em Itaquera: por Audax (Paulista 2016), Nacional-URU (Libertadores 2016), Inter (Copa do Brasil 2017), Colo-Colo-CHI (Libertadores 2018), Cruzeiro (Copa do Brasil 2018) e Guaraní-PAR (Libertadores 2020).

Em contrapartida, o time corintiano obteve 18 classificações no estádio e conquistou cinco títulos desde que a Arena foi inaugurada. Três troféus foram garantidos no local: o Estaduais de 2017 e 2019, além do Brasileirão de 2017. O Paulistão de 2018 foi conquistado no Allianz Parque, casa do Palmeiras. O Brasileirão 2015, em São Januário, estádio do Vasco.