Corinthians tem pior desempenho defensivo na década após mudança de estilo
Eliminado da Libertadores e em situação complicada no Campeonato Paulista, o Corinthians tem o pior desempenho defensivo na década (2011-2020) em meio a uma mudança de estilo após a chegada do técnico Tiago Nunes.
O time corintiano disputou 12 partidas na atual temporada e sofreu 12 gols. A média de um gol por jogo só se aproxima da registrada em 2016. Naquele ano, o time alvinegro levou 64 gols em 67 duelos, com média de 0,96.
No ano passado, a média atingiu 0,86, com 64 gols sofridos em 74 jogos. A temporada 2019 representou o fim de um estilo de jogo surgido em 2008, com Mano Menezes (2008-2010 e 2014), que passou por Tite (2010-2013 e 2015-2016) e Fábio Carille (2017-2018 e 2019). A equipe obteve sucesso nesse período e conquistou 13 títulos com a força defensiva com premissa.
Com a saída de Carille e a contratação de Tiago Nunes, o Corinthians, segundo o próprio novo comandante corintiano, dá ênfase à qualidade técnica, em busca de um jogo mais ofensivo.
"Bom ressaltar que não tem certo e errado, fui procurado para mudar a maneira de jogar. Não quer dizer que o que estava sendo feito antes era errado. Era apenas uma maneira diferente. Parece que estamos trocando para o certo, mas não tem nada a ver. Estamos simplesmente mudando para um cenário diferente, para um futebol que privilegia a qualidade técnica", disse o treinador em entrevista à Bandsports no fim no mês passado.
O Corinthians de Tiago Nunes foi eliminado pelo Guaraní-PAR antes da fase de grupos da Libertadores, depois de perder por 1 a 0 no Paraguai e vencer por 2 a 1 em Itaquera. No Estadual, o time está longe da zona de classificação às quartas de final e ainda se preocupa com o rebaixamento.
A duas rodadas do fim da primeira fase, o Corinthians soma 11 pontos em dez rodadas e está cinco pontos atrás do Guarani, o segundo colocado. O líder é o Red Bull Bragantino, com 17 pontos. O time corintiano ocupa a 10ª posição geral e está a três do penúltimo colocado, o Oeste.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.