Topo

Botafogo

Lateral Fernando ajuda ex-NFL a conhecer Botafogo e o convida para clássico

Lateral-direito Fernando durante treinamento do Botafogo - Vitor Silva/Botafogo
Lateral-direito Fernando durante treinamento do Botafogo Imagem: Vitor Silva/Botafogo

Alexandre Araújo e Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

22/04/2020 04h00

O lateral direito Fernando tem aproveitado o período de paralisação das atividades e ajudado a divulgar o Botafogo para o mundo. O jogador foi um dos responsáveis por Freddie Mitchell, ex-jogador NFL (liga profissional de futebol americano), ter conhecido a história do Alvinegro e se tornado um fã do clube.

Além do camisa 2 do Glorioso, o alvinegro Carlos Egert, de 26 anos, que atualmente trabalha com marketing digital, também apresentou a trajetória do Botafogo a Mitchell.

O americano, que atuou pelo Philadelphia Eagles, publicou em uma rede social, recentemente, uma foto com a camisa do Alvinegro e "marcou" o perfil dos dois em um texto de agradecimento pelo carinho que tem recebido dos botafoguenses. O conteúdo foi escrito em português e contou com a ajuda de Egert.

"Converso com o Fred há um tempo! Ele já possuía algum conhecimento a respeito do time. Ele já esteve aqui no Rio algumas vezes e ganhou a camisa de um amigo. O Mitchell ficou interessado em conhecer melhor o Botafogo e me perguntou algumas coisas sobre a história do time, principais jogadores e títulos. Contamos um pouco sobre e ele se apaixonou ainda mais pelo Alvinegro", disse Carlos, que completou:

"Passei alguns vídeos de lances históricos para ele, como o da cavadinha do Loco [na final da Taça Rio de 2010] e o gol do Túlio no título brasileiro de 1995. Ajudei a escrever o texto em português que foi publicado em seu perfil e ele ficou muito feliz com o engajamento do público brasileiro".

Eu gostaria de agradecer a todos os botafoguenses e fãs brasileiros pelo carinho e suporte que tem demonstrado após eu ter postado uma foto com a camisa do @botafogo! Gostaria de informar a todos que não é tudo obra de um acaso e que me orgulho em dizer que o meu clube do coração no Brasil é de fato o próprio alvinegro! Não acompanho tanto os jogos, mas já assisti a inúmeros vídeos com lances antigos de Garrincha, Nilton Santos e até mesmo Didi! Sei que todos estes foram grandes jogadores e ídolos da incrível história do clube. Sou um fã do Botafogo e andei conversando com o @carlosegert e Fernando Constanza, eles contaram da paixão que todos os alvinegros possuem pela camisa 7 e pela superstição! Como ex-jogador da NFL e do Philadelphia Eagles acredito que o Botafogo Futebol e Regatas ainda terá uma história gloriosa pela frente! Assim como na própria pescaria, há de ter paciência e perseverança para se pescar o peixe grande! E logo logo o time pescará o seu! #botafoguensedocoração #soubotafoguense #amoralvinegro #botafogo #campeonatobrasileiro #mitchellbotafoguense #riodejaneiro #carioca #futebolbrasileiro #campeonatocarioca #espnbrasil #teamofogo #eninguemcalaessenossoamor #locoabreu #garrincha #niltonsantos #brasil @adidasbrasil @umbrobrasil @foxsportsbrasil @pumabrasil @espnbrasil @mizunobrasil #adidasbrasil #nikebrasil #futbolbrasil #pumabrasil #umbro #umbrobrasil #instabrasil @fernandocostanza_

A post shared by Freddie Mitchell (@fmitchell84) on

A relação entre eles teve início justamente depois de uma das demonstrações de carinho de Freddie pelo Botafogo.

"Nos conhecemos pelo Instagram. Pouco tempo antes da publicação [pescando com a camisa alvinegra], ele havia feito um status sobre o Botafogo, eu respondi e começamos a conversar. É um cara bacana, sempre se mostrou interessado na cultura brasileira e no nosso time."

O caminho de Fernando até Mitchell foi parecido. O lateral respondeu a uma publicação relacionada ao Glorioso e o ex-NFL se interessou em saber mais até sobre a rotina do elenco comandado por Paulo Autuori. Na conversa, houve um convite para que o norte-americano venha ao Brasil assistir a um clássico entre Botafogo e Flamengo.

"Respondi a um story em que ele estava com uma camisa do Botafogo, ele respondeu de volta e conversamos. Falei sobre a história do Botafogo, contei bastante coisa. [Mitchell] disse que gostaria de ver um Botafogo x Flamengo, e eu o convidei a vir quando esse período [de isolamento social] acabar. Ele falou que assistiu a vídeos do Garrincha e Nilton Santos. Também me perguntou como era o clube e, obviamente, rasguei elogios", disse o jogador.

Botafogo comparou fotos

A publicação de Freddie Mitchell com o peixe na mão fez o perfil oficial do Botafogo lembrar a foto de Túlio Maravilha após o Alvinegro bater o Santos na final do Brasileiro de 1995. A postagem, porém, não foi coincidência

"Eu sempre vi essa foto [do Túlio] e não sabia a paixão por trás dela. Eu entendia que era um símbolo, mas a paixão por trás, não. Acharam que eu não sabia sobre 95, sobre a história, mas eu conhecia futebol porque joguei com Bocanegra [ex-Fulham e Saint-Étienne], Cobi Jones [ex-Vasco]. Eu fui para UCLA porque eles tinham um time de futebol melhor. Eu sabia tudo sobre o time de 95 do Botafogo", disse o ex-NFL em recente entrevista à ESPN.

Publicação de Mitchell 'inspira' aleatoriedades

A postagem de Freddie Mitchell fez com que outros fatos "aleatórios" relacionados ao Botafogo ganhassem as redes sociais. Entre as lembranças, o fato de o símbolo do clube estar presente em uma cena da série infantil Henry Danger, da Nickelodeon, e Louis Tomlinson, ex-integrante do grupo One Direction, vestindo um casaco do Botafogo num jogo da MLS.

Botafogo