É tetra! Globo reprisa jogo do título com narração original de Galvão Bueno
No próximo domingo (26), brasileiros terão a chance de reviver um momento histórico para o futebol nacional: a histórica vitória sobre a Itália que nos garantiu a quarta Copa do Mundo. A partida será reexibida com a narração original de Galvão Bueno.
Naquele dia, além do título, o Brasil ganhou um meme: o momento em que o narrador pula ao lado de Pelé e quase perde os óculos enquanto grita o bordão que se cristalizou no imaginário nacional: "Acabou! Acabou! É tetra! É tetra!"
"Saiu na hora. Nunca nenhum bordão meu veio preparado. Aquilo ali foi a comemoração de um gol", comenta Galvão Bueno. "Passei a usar o 'acabou' depois, e o 'tetra' virou meme muito antes dessa febre das redes sociais. Acho que foi um dos primeiros memes de que se tem notícia. Tenho muito orgulho disso. O 'tetra' virou, na realidade, uma expressão de comemoração. Até hoje as pessoas usam isso."
Outro momento no final da partida também entrou para a história: durante a comemoração do título, os jogadores estenderam uma faixa em homenagem ao piloto Ayrton Senna, que havia morrido pouco mais de dois meses antes em um acidente na corrida de Ímola, terceira prova da temporada de Fórmula 1 de 1994.
"Existia mesmo uma relação do Ayrton Senna com aquele jogo. Eu o convidei para um amistoso do Brasil contra o Paris Saint-Germain, um pouco antes do acidente dele na Itália. Ele foi me encontrar, fomos juntos para o estádio e ele foi ao vestiário, conversou com os jogadores. Fizeram praticamente um trato, de trazer dois tetras para o Brasil naquele ano", relembra o narrador.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.