Por que TVs não reprisam jogos de copas pré-década de 70 na quarentena
Em tempos que a quarentena por causa do Covid-19, a principal atração dos canais esportivos tem sido reprises de jogos antigos. Mas saudosistas da época de ouro da seleção brasileira estão na bronca: por que os jogos finais da Copa do Mundo de 1958 e 1962, que estão na íntegra na internet, não passam na TV?
Até o momento, as reprises mais antigas da seleção brasileira foram da Copa de 1970, feitas pelo SporTV algumas semanas atrás. Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, todo jogo de seleções precisa ter um aval da FIFA para ser exibido - seja em TV aberta ou fechada.
Normalmente, os direitos de imagem de um jogo de Copa do Mundo pertencem a FIFA logo após o fim do Mundial. O problema é que, até 1970, a FIFA não guardava as íntegras de partidas, até por conta da tecnologia - jogos ao vivo só eram exibidos normalmente no país-sede, por TVs locais.
Por exemplo: na Copa de 1958, a Fifa autorizava a TV dona dos direitos de transmissão em instalar suas câmeras e exibir o jogo localmente. Por isso, existe uma versão na íntegra da final entre Brasil e Suécia no YouTube, com narração original da Rádio Nacional, montada por um internauta.
O mesmo vale também para a final da Copa do Mundo de 1962, entre Brasil e Tchecoslováquia. Essa prática de uma transmissão local exclusiva para a dona dos direitos de transmissão para um país também explica o motivo de VT da final da Copa do Mundo de 2002 estar em HD no YouTube, e não nos arquivos da Fifa - e nem na Globo.
Naquele ano, a TV coreana SBS fez uma transmissão própria, em alta definição, do jogo entre Brasil e Alemanha. Mas foi com câmeras e estruturas suas, sem depender da FIFA. Como se sabe, a primeira Copa exibida totalmente em HD para o Brasil foi em 2010, após o início da implementação do sinal digital no país em 2008.
Ou seja, jogos antigos antes de 1970 somente pela internet, e se der sorte. Na TV, oficialmente, é impossível. Vale ressaltar que o SporTV tem reprisado nos últimos tempos jogos de seleções na "Faixa Especial" e deve continuar neste expediente até o final da pandemia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.