Topo

SporTV exibirá jogos do Carrossel Holandês e da 'mão de Deus' de Maradona

A "Mão de Deus" de Maradona: o gol que arrasou o coração dos ingleses nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986 - Bob Thomas/Getty Images
A 'Mão de Deus' de Maradona: o gol que arrasou o coração dos ingleses nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986 Imagem: Bob Thomas/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/04/2020 21h02Atualizada em 27/04/2020 21h04

O "Faixa Especial", do SporTV, exibirá nesta semana quatro partidas de seleções que marcaram a história das copas do mundo: o Carrossel Holandês, nas finais de 1974 e 1978, e a Argentina de Diego Maradona nas quartas de final de 1986 e na semifinal de 1990.

As transmissões começam amanhã, às 19h, pela final da Copa do Mundo de 1978. Disputada entre Holanda e Argentina, a partida foi vencida nos pênaltis (3 a 1) pelos hermanos, após empate em 1 a 1 no tempo normal —e prova que o Carrossel Holandês não precisou ser campeão para entrar para a história.

Na quarta-feira (29), no mesmo horário, é a vez da decisão do Mundial de 1974, quando os holandeses foram derrotados de virada por 2 a 1 pela anfitriã Alemanha, então liderada por Franz Beckenbauer e Gerd Müller, artilheiro daquela copa.

"Na história do futebol, a Holanda de 1974 é uma disciplina obrigatória. Eles faziam tudo diferente em relação ao que era normal na época. Um país até então sem tradição em copas do mundo chegou longe com esse conceito revolucionário", comenta Everaldo Marques, que vai comandar a transmissão desta final ao lado de Alexandre Lozetti, Ana Thaís Matos e Caio Ribeiro.

Já na quinta-feira (30), também às 19h, "Faixa Especial" exibe o duelo entre Argentina e Inglaterra pelas quartas de final da Copa do Mundo de 1986. Uma atuação de gala de Maradona, marcada por um gol histórico —e ilegal—, feito com a "Mão de Deus" ("La mano de Dios", em espanhol), como o próprio definiu após a partida.

Para Paulo Vinicius Coelho, que comentará o jogo ao lado de Paulo César Vasconcellos e Ricardinho, é o jogo mais importante da carreira do argentino. "Foi a primeira vez que Argentina e Inglaterra se encontraram depois da Guerra das Malvinas e tem Maradona como grande destaque. Ele foi o vilão, com o gol de mão, e o gênio, que destrói a Inglaterra com o gol mais bonito individualmente da história das copas", lembra PVC.

O último jogo —mais uma bela atuação de Maradona— será exibido no sábado (2), às 18h. É a vitória da Argentina sobre a Itália nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal, pela semifinal da Copa de 1990. Disputada no estádio San Paolo, em Nápoles, a partida trouxe um dilema aos torcedores italianos: escolher entre o amor pela sua seleção e a devoção ao grande ídolo do time da cidade.