Governador do RS admite volta do Gauchão com portões fechados
O governo do Rio Grande do Sul admite liberar a retomada do Campeonato Gaúcho em meio à pandemia do novo coronavírus. Eduardo Leite, governador do Estado, disse hoje que o futebol pode voltar sem a aglomeração de pessoas. Uma videoconferência na próxima semana vai tratar do cronograma para retorno do Gauchão ainda em maio. Com portões fechados.
Segundo apurou o UOL Esporte, haverá reunião entre FGF (Federação Gaúcha de Futebol) e autoridades do governo entre segunda e terça-feira. Na terça, a federação vai conversar com os 12 clubes que disputam a primeira divisão.
"Entendemos que eventos que geram aglomerações só podem voltar no pós-pandemia. Mas é possível retorno sem aglomerações. Vamos conversar com a FGF. Está na nossa lista de atividades que merecem atenção aos protocolos para verificar as condições de concluírem os campeonatos sem torcida, até termos a segurança para voltarmos com o futebol completo", disse Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, em transmissão pela internet.
Conforme mostrou a coluna De Primeira, a FGF planeja subsidiar testes rápidos para a Covid-19 aos clubes do interior. Os elencos serão submetidos a exames por amostragem.
Grêmio e Internacional compraram testes e estão prontos para retomada dos treinamentos. Os dirigentes aguardam aval do Ministério da Saúde para confirmar reapresentação dos jogadores.
A ideia é voltar às atividades diárias na Arena a partir de segunda-feira (4), com pequenos grupos de atletas em treinos ao ar livre. No Beira-Rio, o plano de momento é retomar treinos ainda na primeira quinzena do mês.
O Campeonato Gaúcho 2020 é disputado em dois turnos. A primeira parte foi conquistada pelo Caxias, em final contra o Grêmio. Caso a equipe de Caxias do Sul vença o returno, é aclamada campeã da temporada. Se houver outro campeão na atual etapa, a final pode ter mudança de formato. Ao invés de jogos de ida e volta, o plano é realizar apenas uma partida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.