Santos é vice-líder da era dos pontos corridos, mesmo com apenas um título
O Santos foi o último campeão do Brasileirão disputado no formato mata-mata, em 2002, e iniciou a era dos pontos corridos do torneio com um vice-campeonato (2003) e um título (2004). Outras equipes conquistaram o torneio mais vezes do que o Peixe desde então, mas desde a criação do sistema de disputa, o Alvinegro Praiano é o segundo time que mais conquistou pontos, como mostra um levantamento feito pelo UOL Esporte.
Durante os 17 anos desta fórmula de disputa do Brasileirão, o Peixe somou 1043 pontos e fica atrás somente do São Paulo, tricampeão no período, que tem 1103. Além do SPFC, cinco clubes venceram o torneio mais vezes que o time da Vila Belmiro, mas ficam atrás do time da Baixada na pontuação geral: Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Cruzeiro.
O Santos chegou a liderar a estatística por quatro anos, entre 2004 e 2007, quando foi ultrapassado pelo São Paulo. Em 2009, o Peixe caiu para a quarta colocação geral, onde ficou até 2016, quando subiu para terceiro. O alvinegro só retomou a vice-liderança das mãos do Cruzeiro no meio do ano passado.
Apesar de não ter erguido tantas taças do Brasileirão, o Peixe figura na parte de cima da tabela pelas campanhas positivas dentro do período: foram quatro vice-campeonatos (2003, 2007, 2016 e 2019) e outras duas vezes em que ficou entre os quatro primeiros: foi terceiro em 2017 e quarto em 2006.
Das últimas quatro edições do Campeonato Brasileiro, o Santos só não ficou entre os quatro primeiros colocados em uma, em 2018. Outro fator que colabora para o acúmulo de pontos é que o Peixe é, ao lado de São Paulo, Flamengo e Fluminense, um dos quatro clubes que disputou todas as edições da Série A do torneio, ou seja, não foi rebaixado.
Mesmo disputando todas as edições e tendo a possibilidade de somar um total maior do que alguns dos rivais, o Santos ainda aparece no topo quando a métrica é média de pontos por torneio: são 61 pontos por participação, atrás apenas de São Paulo (65) e Corinthians (62).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.