Topo

Douglas Costa 'explodiu' após ganhar 20 kg: "Jogos não tinham graça"

Dimitar DILKOFF / AFP
Imagem: Dimitar DILKOFF / AFP

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

03/05/2020 04h00

Quem vê Douglas Costa atualmente pode não imaginar, mas a carreira do meia-atacante demorou a engrenar. Habilidoso desde o início, o jogador revelado pelo Grêmio encarou dificuldades físicas no início dos treinos. O salto veio quando entrou no time sub-17 do clube gaúcho e fez trabalhos especiais para ganhar massa muscular. Adquiriu 20 quilos e fez tanta diferença que tornou as partidas da equipe "sem graça".

Douglas Costa passou como um foguete pelos times sub-17, sub-20 e elenco principal do Grêmio. Foi negociado com o Shakhtar Donetsk rápido e da Ucrânia foi para Bayern de Munique e depois Juventus, onde hoje está atualmente.

"Na categoria infantil, ele era um jogador de maturação retardada, atrasada, como a gente diz no futebol. Ele tinha idade biológica menor que os outros jovens. Ele tinha tuner 1, numa escala que vai até cinco. Essa categoria é muito difícil por isso, pela diferença dentro dos próprios jogadores. Desenvolvimento fisiológico. É por isso que a gente vê jogadores de 12 ou 13 anos que não avançam. O Douglas chegou a ter 20 quilos a menos que os colegas", conta James Freitas, ex-integrante da comissão técnica da base do Grêmio.

"A gente começou trabalho e neste período de três anos ganhou crescimento de 17 centímetros e quase 20 quilos de massa corporal", lembra James. "O jogo dentro da categoria sub-17 perdeu até um pouco da graça quando ele se desenvolveu. E o time júnior também não tinha mais graça. O salto foi muito grande e ele desequilibrava demais os jogos".

O Grêmio enxerga Douglas Costa como um caso de sucesso. Formado desde os primeiros anos dentro do clube, ele estampa campanhas institucionais do clube que valorizam o trabalho com jovens. A carreira duradoura na Europa agrega valor ao time de Porto Alegre.

"Ele é um case de sucesso, com certeza. Passou como uma flecha pelas últimas categorias antes do profissional. Subiu direto e se consolidou lá em dois toques", lembra Freitas.

O Grêmio chegou a ficar com 20% dos direitos econômicos de Douglas Costa na negociação com o Shakhtar. A cláusula foi adicionada ao negócio justamente pela certeza do clube no sucesso do prodígio. Anos mais tarde, os dirigentes envolveram a fatia em acordo para contratar Marcelo Moreno — reforço badalado nas últimas temporadas de estádio Olímpico.