Líder, São Paulo superou Santos e Cruzeiro em ranking dos pontos corridos
Líder da era dos pontos corridos, o São Paulo assumiu a ponta do ranking em 2007, depois de Santos e Cruzeiro atingirem o topo também. É o que mostra o levantamento feito pelo UOL Esporte sobre o sistema de pontuação adotado pela CBF em 2003.
O Cruzeiro, campeão da primeira edição dos pontos corridos, inaugurou o posto ao marcar 100 pontos na campanha do título. Em 2004, entretanto, o Santos já tomou a ponta. Depois de um vice e um título, os santistas ficaram em primeiro lugar com 176 pontos, contra 160 do São Paulo e 156 do Cruzeiro.
O Santos sustentou a liderança por três temporadas, até a edição em que o São Paulo conquistou o segundo título brasileiro na era dos pontos corridos. O time tricolor, então, começou a abrir vantagem.
A hegemonia do São Paulo só foi ameaçada em 2013 e 2014, quando o Cruzeiro garantiu o bicampeonato nacional. A distância entre os dois chegou a ser de apenas 35 pontos. Aos poucos, a equipe são-paulina, mesmo sem títulos, reconstruiu a vantagem, que hoje é de 60 pontos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.