Topo

Santos

Geuvânio não tem clube para jogar cinco anos após ser campeão com o Santos

Lucas Lima e Geuvânio comemoram com Robinho o segundo gol do Santos e do camisa 7 - Rubens Cavallari/Folhapress
Lucas Lima e Geuvânio comemoram com Robinho o segundo gol do Santos e do camisa 7 Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

04/05/2020 04h00

No dia 3 de maio de 2015, exatos cinco anos atrás, o atacante Geuvânio se sagrava campeão paulista pelo Santos. O atacante começava a despontar no futebol brasileiro, já tendo vencido um prêmio de revelação, e acabou vendido por quase R$ 50 milhões um ano depois. Hoje, não tem clube para jogar.

O contrato com o Atlético-MG, seu ex-clube, chegou ao fim no ano passado e, desde então, Geuvânio não acertou com nenhum time. Aos 28 anos, o atleta revelado pelo Santos e com passagem pelo Flamengo, além do Galo, está parado.

No estadual de 2015, o Menino da Vila foi titular em toda a campanha. Ele tinha sido escolhido a revelação do Paulistão do ano anterior, quando o Peixe perdeu o título para o Ituano. Naquela temporada, porém, o Santos levantaria o caneco em final contra o Palmeiras.

Geuvânio acabou expulso no duelo contra o Verdão após se envolver em confusão com o atacante Dudu. O árbitro Guilherme Ceretta de Lima expulsou ambos e recebeu um empurrão do camisa 7 palmeirense — que seria suspenso por seis jogos pelo ocorrido.

No total, foram 114 jogos pelo Santos e 24 gols marcados. Além do título paulista, Geuvânio também foi vice-campeão da Copa do Brasil em 2015 formando ataque com Gabigol e Ricardo Oliveira.

Em janeiro do ano seguinte, o atacante foi vendido ao Tianjin Quanjian (CHN), que era dirigido por Vanderlei Luxemburgo na época. Os chineses pagaram 11 milhões de euros (cerca de R$ 48 milhões na época) para tirar Geuvânio do Peixe.

29 jogos, nove gols e menos de dois anos depois, porém, o atacante estava de volta ao Brasil. Os chineses toparam emprestar o atleta para o Flamengo, onde atuou por duas temporadas. Foram 41 jogos e três gols.

No início de 2019, o atacante deixou o Tianjin de maneira definitiva e assinou com o Atlético-MG por um ano, com opção de renovação. Foram 37 jogos no Galo e apenas um gol marcado. A diretoria do time mineiro considerou a temporada de Geuvânio ruim e não renovou o vínculo.

Assim, aos 28 anos, o atacante que demonstrava grande potencial no Peixe está sem clube há quatro meses.

Santos