Liga Francesa faz empréstimo de R$ 1,3 bi para ajudar times por coronavírus
Os principais clubes franceses tiveram uma boa notícia hoje com a confirmação de um empréstimo bilionário feito pela organização do Campeonato Francês para ajudar os times na crise provocada pela pandemia do coronavírus. A Liga Francesa de Futebol Profissional (LFP) terá cerca de R$ 1,3 bilhão à disposição para compensar o não pagamento de receitas de televisão.
A ajuda financeira de 224,5 milhões de euros chegará não só aos clubes da primeira divisão, que teve o Paris Saint-Germain declarado como campeão na última semana, mas também às equipes da segunda divisão francesa. Ambas as competições foram interrompidas em 13 de março com o agravamento da pandemia na Europa.
O empréstimo foi contratado junto ao governo francês e terá de ser pago pela Liga, livrando os clubes dessa responsabilidade. A quantia se soma aos 47,6 milhões de euros que as TVs já tinham pago aos clubes, totalizando mais de 272 milhões aos times pelos direitos da temporada interrompida pelo coronavírus.
A LFP se beneficiou de um programa do governo francês voltado para ajudar negócios afetados pela pandemia. O empréstimo pode ser pago em até cinco anos e tem 90% do seu valor garantido pelo Estado. O benefício também deve ser requisitado individualmente por alguns clubes, como o PSG e o Strasbourg, que já demostraram interesse.
A atual temporada do Campeonato Francês foi encerrada oficialmente na última quinta-feira (30). O líder Paris Saint-Germain foi declarado campeão com 12 pontos de vantagem para o segundo colocado Olympique. Na segunda divisão, o Lorient ficou com o título, subindo para a elite junto com o Lens, segundo colocado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.