FGF reúne times para projetar Gauchão a partir de junho com testes de graça
A FGF (Federação Gaúcha de Futebol) se reúne hoje (6) com Grêmio, Internacional e os demais dez clubes que disputam o Gauchão para atualizar o cenário de retorno dos jogos. A entidade também vai comunicar aos dirigentes que alterou proposta de testagem para o novo coronavírus em times do interior. Nos bastidores, o plano a ser indicado é transferir esperança de retorno do Estadual para junho.
Na terça-feira (5), Luciano Hocsman, presidente da FGF, se reuniu com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o secretário de esporte e lazer, o ex-judoca João Derly.
Segundo apurou o UOL Esporte, o governo saiu do encontro convicto de que o Gauchão não será retomado em maio. O novo decreto estadual para lidar com a pandemia da Covid-19 será publicado entre amanhã (7) e sexta-feira e não irá flexibilizar partidas de futebol — mesmo sem público e com presença limitada de profissionais nos estádios. A FGF já sabe disso.
O principal problema para abordar o plano de voltar a jogar em maio é a situação da região noroeste do Rio Grande do Sul e o quadro de combate ao vírus na Serra Gaúcha.
Os dirigentes de Aimoré, Brasil de Pelotas, Caxias, Esportivo, Grêmio, Internacional, Juventude, Novo Hamburgo, Pelotas, São José-POA, São Luiz-RS e Ypiranga-RS participarão de videoconferência com a cúpula da FGF a partir das 15h.
Na reunião virtual, os clubes serão informados de uma mudança no protocolo de prevenção. Depois de levantar orçamentos e buscar parceria, a Federação Gaúcha de Futebol afirma que vai subsidiar 50 kits de testes rápidos para o novo coronavírus a cada clube do interior.
"A ideia encaminhada ao governo, no nosso protocolo, o quantitativo de testes a ser encaminhado aos clubes deve ser suficiente para testar todos os atletas e equipes de trabalho", disse Hocsman à rádio Grenal.
Também será apresentada programação que prevê testes na volta aos treinos e nova testagem 72h antes da data de eventual retomada das partidas do Campeonato Gaúcho.
Os dirigentes ainda serão informados que a disputa de todas as partidas restantes em sede única é praticamente inviável, conforme mostra a coluna De Primeira hoje. A sugestão foi debatida com o Palácio Piratini e envolvia disputa de jogos em Porto Alegre.
A FGF também pretende se reunir com os dirigentes depois da publicação do novo decreto estadual. A partir do texto, os cartolas poderão projetar cenário para retorno em junho. A conclusão do Gauchão sem campeão, sem a retomada das partidas, segue sendo tratada como alternativa improvável.
O Campeonato Gaúcho está suspenso desde 16 de março e tem mais três rodadas da fase de classificação do returno a serem jogadas — a próxima rodada está cheia de clássicos, inclusive. Depois, estão previstas quartas de final, semifinal e a final do returno.
Caso o Caxias não vença a atual fase, o campeão estadual de 2020 deve sair de duelo entre o clube de Caxias do Sul e o vencedor do segundo turno. A FGF planeja mudar o regulamento para fazer finalíssima em jogo único.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.