Robben no Brasil? Veja medalhões gringos que "deram o cano" e os que vieram
Depois de contratar o japonês Keisuke Honda e chegar perto de acertos com Yaya Touré e Obi Mikel, o Botafogo se mantém no mercado da bola em busca de uma nova grande estrela internacional para o elenco. A bola da vez é o holandês Robben, aposentado desde julho de 2019.
Aos 36 anos, o ex-jogador já tem conhecimento do interesse do time do Rio de Janeiro, teve suas redes sociais "invadidas" por comentários de torcedores pedindo sua contratação e chegou a declarar que está com saudades do futebol. Apesar de tudo isso, sua chegada é vista como improvável.
Diante desta dúvida, o UOL Esporte preparou uma lista de dez grandes nomes internacionais que negociaram com clubes brasileiros nos últimos anos ou décadas. Alguns foram contratados, outros "deram o cano". Você se lembra deles?
Quem jogou aqui
Tévez
Argentino bancado pelo fundo MSI é até hoje a compra mais cara da história do futebol brasileiro, em valores corrigidos. Ele trocou o Boca Juniors pelo Corinthians no fim de 2004 e saiu no meio de 2006. Foram 78 jogos, 46 gols e o título do Campeonato Brasileiro de 2005.
![Tévez no Corinthians - Maurício Lima/AFP Photo - Maurício Lima/AFP Photo](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/bc/2019/11/05/tevez-em-acao-pelo-corinthians-na-temporada-2006-1572994075962_v2_750x421.jpg)
Seedorf
Em junho de 2012, o holandês Seedorf assinou contrato de duas temporadas com o Botafogo. Ex-Real Madrid, Inter de Milão e Milan, ele tinha 36 anos, estava sem clube e era casado com uma mulher nascida no Rio de Janeiro e torcedora do Botafogo, o que facilitou as conversas. Ele deixou o clube em janeiro de 2014, após 24 gols em 81 partidas, como campeão carioca de 2013 e vaga na Libertadores após 17 anos.
![Seedorf no Botafogo - Divulgação/Vitor Silva/SSPress - Divulgação/Vitor Silva/SSPress](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/2013/09/05/05set2013---seedorf-sorri-durante-o-jogo-entre-botafogo-e-coritiba-pelo-campeonato-brasileiro-1378425769057_615x300.jpg)
Forlán
Em julho de 2012, o Internacional anunciou a contratação do atacante uruguaio Diego Forlán - ex-Manchester United, Atlético de Madri e Inter de Milão, ele havia sido eleito como o melhor jogador da Copa do Mundo dois anos antes. Ele rescindiu em janeiro de 2014 depois de 22 gols em 55 partidas.
![Forlán no Internacional - Zanone Fraissat/Folhapress - Zanone Fraissat/Folhapress](https://conteudo.imguol.com.br/2012/08/04/o-atacante-uruguaio-diego-forlan-participa-da-partida-entre-palmeiras-e-internacional-em-barueri-pelo-brasileiro-04082012-1344120603672_615x300.jpg)
Juanfran
Em agosto do ano passado, o São Paulo surpreendeu na contratação do lateral-direito espanhol Juanfran. Aos 34 anos, ele estava livre no mercado após deixar o Atlético de Madri e topou o desafio de atuar no futebol brasileiro dias após o clube contratar Daniel Alves. Ele tem vínculo até o fim deste ano e fez 26 partidas.
![Juanfran no São Paulo - Alan Morici/AGIF - Alan Morici/AGIF](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/f3/2019/08/31/juanfran-do-sao-paulo-durante-partida-contra-o-gremio-no-brasileirao-1567266773883_v2_750x421.jpg)
Honda
Em janeiro de 2020, o Botafogo anunciou com pompa a contratação do meia japonês Honda, ex-CSKA e Milan e com três Copas do Mundo no currículo. A mobilização de torcedores pela contratação foi fundamental e o vínculo é de um ano. Após recuperar-se fisicamente, ele só conseguiu atuar uma vez antes da paralisação do Campeonato Carioca por causa da pandemia do novo coronavírus: ele fez gol em um empate em 1 a 1 com o Bangu.
![Honda no Botafogo - Vitor Silva/BFR - Vitor Silva/BFR](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/17/2020/02/14/honda-vibra-e-exibe-escudo-do-botafogo-em-sua-apresentacao-no-nilton-santos-1581718092702_v2_750x421.jpg)
Quem deu o cano
Maradona
Considerado como um dos maiores jogadores de todos os tempos, Maradona chegou a conversar com o Santos em 1994. Ele ainda cumpria pena por doping na Copa do Mundo, aceitou negociar e se animou com a possibilidade, de acordo com relatos da época. No fim os brasileiros desistiram por questões financeiras e ele acabou indo para o Newell´s Old Boys, da Argentina. Especula-se, ainda, que no início de sua carreira foi oferecido e rejeitado pela Portuguesa.
![Maradona no Boca - AP Photo/Leonardo Cavallo - AP Photo/Leonardo Cavallo](https://e.imguol.com/esporte/2011/08/25/barriguinha-de-maradona-o-acompanhou-por-quase-toda-a-carreira-mas-nao-evitou-o-argentina-de-realizar-lances-geniais-1314309011342_615x300.jpg)
Beckham
Meio-campista inglês chegou a ser alvo de Palmeiras e Botafogo em projetos com patrocinadores. Mas encerrou a carreira no Paris Saint-Germain. O São Paulo também chegou a ser especulado como destino do jogador, aposentado desde 2013.
![Beckham no LA Galaxy - Jonathan Ferrey/Getty Images/AFP - Jonathan Ferrey/Getty Images/AFP](https://conteudo.imguol.com.br/2012/07/15/15jul2012---o-jogador-ingles-david-beckham-do-time-los-angeles-galaxy-se-aquece-para-disputa-na-cidade-de-portland-no-oregon-estados-unidos-1342364893814_615x300.jpg)
Anelka
Em abril de 2014, o então presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil (hoje prefeito de Belo Horizonte), anunciou nas redes sociais a contratação de Anelka, ex-jogador de PSG, Arsenal, Real Madrid, Liverpool, Chelsea e Juventus, então sem clube aos 35 anos. O problema é que o atacante francês nunca viajou para Belo Horizonte, vestiu a camisa do Galo e jogou pela equipe. O jogador chamou a diretoria atleticana de amadora.
![Anelka - Keld Navntoff/EFE - Keld Navntoff/EFE](https://e.imguol.com/esporte/futebol/2011/02/22/anelka-comemora-um-dos-gols-do-chelsea-contra-o-kobenhavn-pela-liga-dos-campeoes-1298411110977_615x300.jpg)
Schweinsteiger
Em novembro de 2016, o técnico Dorival Júnior sugeriu à diretoria do Santos a contratação do meia alemão, então sem espaço no Manchester United. O clube brasileiro fez contato com os ingleses, mas descobriu que o salário mensal de Schweinsteiger era R$ 2,5 milhões e desistiu. O alemão foi para o Chicago Fire, dos Estados Unidos, em 2017, e se aposentou no ano passado.
![Schweinsteiger no Manchester United - Darren Staples/Reuters - Darren Staples/Reuters](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/a5/2017/01/24/bastian-schweinsteiger-em-jogo-do-manchester-united-1485290407837_v2_750x421.jpg)
Drogba
Em janeiro de 2017, o Corinthians teve negociações avançadas com o atacante marfinense, então com 38 anos. O clube brasileiro ofereceu diversas regalias, como carro de luxo e tradutor 24h por dia, além do maior salário do elenco, mas o ex-jogador do Chelsea recusou e foi jogar nos Estados Unidos. O Corinthians, na época, emitiu uma carta de agradecimento pelas negociações com o título "Valeu, Drogba" e a negociação frustrada é motivo de zoeira até hoje.
![Drogba no Chelsea - Paul Ellis/AFP - Paul Ellis/AFP](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/2014/10/26/drogba-abriu-o-placar-no-jogo-entre-chelsea-e-manchester-united-pelo-campeonato-ingles-ele-marcou-aos-7-minutos-do-segundo-tempo-1414344928453_v2_750x421.jpg)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.