Santos vive maior jejum de títulos desde que foi campeão brasileiro em 2002
As oito pedaladas de Robinho se tornaram símbolo do título brasileiro de 2002 que quebrou um jejum que já durava 18 anos sem títulos expressivos do Santos. O troféu deu início a uma era vencedora do Peixe, mas, pela primeira vez desde então, o clube está há quase quatro anos sem conquistas.
A última vez que o santista gritou "é campeão" foi em 2016, quando o Peixe venceu o Audax do técnico Fernando Diniz na final do Campeonato Paulista. De lá pra cá, o Peixe, que até então tinha participado de nove das últimas dez finais estaduais, nunca mais chegou na decisão do torneio.
Nesse período de três anos, o Santos chegou a liderar o Campeonato Brasileiro na última temporada, mas logo deixou o posto e teve dificuldades em voltar a ameaçar o líder Flamengo. Os cariocas acabaram com o título, enquanto o Peixe foi o vice-campeão.
Em 2016, ano da última conquista, o alvinegro da Vila Belmiro também foi vice-campeão brasileiro e novamente pouco ameaçou o Palmeiras, campeão daquele ano.
De 2002 pra cá, o Santos empilhou 12 títulos: dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Libertadores, uma Recopa Sul-Americana e sete Paulistas. Entre 2002 e 2016, o torcedor santista não comemorou nenhum título somente em seis anos (2003, 2005, 2008, 2009, 2013 e 2014), nunca mais do que dois em sequência.
Antes da equipe de Robinho e Diego levar o Peixe ao topo do Brasil, o Santos amargava uma fila de títulos expressivos que durava desde o Campeonato Paulista de 1984, quando Serginho Chulapa foi o herói do título na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians. Vale registrar que, durante o período considerado jejum, o clube conquistou o Torneio Rio-São Paulo de 1997 e a Copa Conmebol de 1998.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.