Sensação italiana e Real ameaçado: como Liga dos Campeões parou há 2 meses
Resumo da notícia
- Há exatos dois meses ocorreram os dois últimos jogos de Liga dos Campeões da Europa antes da paralisação do futebol pelo avanço do novo coronavírus.
- Em 11 de março, o Atlético de Madri surpreendeu e eliminou o Liverpool, enquanto o PSG de Neymar, sem torcida no estádio, passou pelo Dortmund.
- Dos oito confrontos de oitavas de final, apenas quatro se definiram antes de a Champions parar.
- Além de Atlético de Madri e PSG, RB Leipzig e a sensação italiana Atalanta também se classificaram para as quartas de final.
- Barcelona x Napoli; Juventus x Lyon; Manchester City x Real Madrid e Bayern x Chelsea são os confrontos indefinidos.
- A Uefa não definiu data para o retorno da Uefa Champions League.
Você se lembra de como era o mundo pré-coronavírus? Há exatos dois meses, no dia 11 de março, a maior competição europeia de clubes era disputada em campo pela última vez. A Liga dos Campeões foi interrompida no meio da fase oitavas de final, na qual a Atalanta se reforçou como sensação, o atual campeão Liverpool se despediu e o vitorioso Real Madrid se viu nas cordas.
Dos oito confrontos, quatro se resolveram antes da paralisação por conta do avanço da Covid-19. Os últimos atos ocorreram na Inglaterra e na França, em cenários completamente distintos.
Em meio ao avanço da pandemia na Europa, o Liverpool acabou eliminado pelo Atlético de Madri em um Anfield lotado. Por outro lado, o PSG virou o confronto diante do Borussia Dortmund em um Parque dos Príncipes completamente vazio, sem torcida, como medida sanitária de prevenção.
Além da Atalanta, Atlético de Madri, Paris Saint-Germain e RB Leipzig avançaram para o grupo dos oito melhores. Por outro lado, Real, Manchester City, Lyon, Juventus, Barcelona, Napoli, Bayern de Munique e Chelsea passaram os últimos dois meses sob a expectativa de definirem mais quatro classificados para as quartas.
Ainda não se sabe se a competição será finalizada em campo. O presidente do Lyon chegou a afirmar que a equipe enfrentaria a Juventus no dia 7 de agosto, em Turim, com portões fechados. Porém, o próprio clube francês desmentiu o gestor.
O que ainda precisa se resolver
Manchester City x Real Madrid
Em um dos duelos mais esperados desta etapa, o Manchester City de Pep Guardiola conquistou um resultado fundamental no jogo de ida contra o Real Madrid. Em pleno Santiago Bernabéu, a equipe inglesa venceu por 2 a 1, de virada, com atuação de destaque do brasileiro Gabriel Jesus.
Um empate na Inglaterra ou até uma derrota por 1 a 0 classifica os britânicos e tira os espanhóis do torneio. O Real é o maior vencedor da Liga dos Campeões, com 13 taças.
Barcelona x Napoli
Se o Real Madrid se complicou ao sofrer a virada do City em casa, o Barcelona se salvou de um cenário complicado contra o competitivo Napoli. Em jogo com atuação apagada de Lionel Messi na "casa de Diego Maradona", o francês Antoine Griezmann anotou o gol do empate por 1 a 1, que permite ao Barça até segurar o 0 a 0 na volta para passar de fase.
Quem vencer se classifica. Os italianos podem avançar com uma igualdade, desde que anotem dois ou mais gols no Camp Nou.
Juventus x Lyon
O meio-campista Bruno Guimarães se apresentou ao futebol europeu com boa atuação, e o Lyon saiu na frente da Juventus na França. A vitória por 1 a 0 permite ao time francês jogar pelo empate na Itália para eliminar precocemente Cristiano Ronaldo e companhia do principal torneio da Uefa. A Juve precisaria de um triunfo por dois ou mais gols de diferença para confirmar o favoritismo e se sustentar na briga pelo título.
Bayern de Munique x Chelsea
Entre os duelos abertos, foi o Bayern de Munique que conviveu nos últimos dois meses com o cenário de maior tranquilidade. A ida na Inglaterra aproximou os alemães das quartas de final. Com dois gols de Gnabry e um de Lewandowski, o clube da Baviera fez 3 a 0 como visitante e deu passo importante para seguir na briga pela taça.
Desta forma, somente uma tragédia tira a vaga da equipe de Philippe Coutinho, já que o Chelsea necessitaria de uma goleada por quatro gols de vantagem ou três, desde que faça quatro gols na Allianz Arena, para reverter o cenário.
O que já se definiu (placares no agregado)
Liverpool 2 x 4 Atlético de Madri
Atual campeão e dono de uma campanha excepcional no Campeonato Inglês, o Liverpool se despediu de maneira precoce da Liga dos Campeões. Em casa, a equipe chegou a abrir 2 a 0 sobre o Atlético de Madri, que fez 1 a 0 na ida.
Contudo, com uma falha do goleiro Adrián (substituto do lesionado Alisson), os espanhóis diminuíram com Marcos Llorente e retomaram a vaga, confirmada com mais dois gols e a vitória por 3 a 2 em Anfield após prorrogação. Foi o último jogo do torneio finalizado antes da quarentena.
Paris Saint-Germain 3 x 2 Borussia Dortmund
A classificação do Paris Saint-Germain gerou algumas das imagens mais marcantes da temporada na Europa. A vitória por 2 a 0 na França veio após mais uma decisiva atuação de Neymar, também autor do gol francês na derrota por 2 a 1 na ida, e provocações de praticamente todo o elenco na direção de um oponente. O brasileiro e companheiros imitaram a comemoração da revelação Erling Braut Haaland, um dos destaques individuais da competição e que irritou os franceses por um post na internet às vésperas do duelo decisivo.
Depois da classificação, o grupo ainda comemorou com os torcedores, que permaneceram nos arredores do Parque dos Príncipes antes, durante e depois do duelo.
Valencia 4 x 8 Atalanta
Se Haaland era a sensação individual da Liga dos Campeões antes da paralisação, a Atalanta surgiu como a inspiração coletiva do torneio até a interrupção por conta da expansão da Covid-19 pelo continente europeu. Dona de um futebol ofensivo, a equipe dominou o Valencia e venceu as duas partidas. Na Itália, placar de 4 a 1. Já na Espanha, vitória por 4 a 3 com atuação histórica de Josip Ilicic, autor de quatro gols no estádio Mestalla.
RB Leipzig 4 x 0 Tottenham
Assim como a Atalanta, o RB Leipzig surge como novidade nesta edição da Liga dos Campeões. A equipe alemã ignorou o fato de encarar o atual vice-campeão do continente e passou para o grupo dos oito melhores com dois triunfos. Na Inglaterra, vitória simples por 1 a 0 para calar mais de 60 mil pessoas em Londres. Na volta, a equipe de José Mourinho caiu por 3 a 0 e se despediu mais cedo do principal torneio europeu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.