Amiens vai à Justiça contra rebaixamento após término do Campeonato Francês
O Amiens, equipe que ocupava a penúltima colocação do Campeonato Francês antes da paralisação por coronavírus, está contestando na Justiça seu rebaixamento.
A diretoria do clube entrou com um processo contra a decisão da Liga de manter o descenso dos dois piores colocados após encerrar o campeonato na 28ª rodada - cada time jogaria mais 10 vezes.
Em entrevista coletiva realizada hoje, o presidente do clube, Bernard Joannin, explicou os motivos pelos quais o Amiens foi à Justiça.
"A decisão do conselho de administração da Liga é injusta, inconsistente e infundada. Como podemos rebaixar duas equipes na 28ª rodada, quando falta um quarto do campeonato? Não é uma questão de dinheiro. Não estamos pedindo compensação financeira. Estamos lutando pela justiça esportiva e contra essa decisão", disse ele.
Joannin cita o desequilíbrio na tabela para justificar o processo e sugeriu que a próxima temporada tenha 22 equipes - assim, os melhores times da 2ª divisão não seriam punidos e ninguém seria rebaixado.
"Tivemos confrontos diretos com as três equipes colocadas bem à nossa frente. O Amiens está ferido neste caso. Havia alternativas mais justas para essa situação excepcional do que o rebaixamento arbitrário. Esta decisão é desprovida de humanidade, um valor inerente ao mundo do futebol. A Liga com 22 times, ou qualquer outra coisa do tipo, será uma boa solução. Existem soluções viáveis, esportiva e legalmente. Estou convencido de que a justiça provará que estamos certos", completou ao L'Equipe.
Com 23 pontos, a equipe de Joannin estava a quatro do Nimes, primeiro time fora do rebaixamento direto. O outro time rebaixado foi o Toulouse, que marcou apenas 13 pontos nas 28 partidas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.