Topo

FGF sugere Gauchão de volta na metade de julho e sem rebaixamento

Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/05/2020 18h08Atualizada em 12/05/2020 18h20

A FGF (Federação Gaúcha de Futebol) apresentou proposta para conclusão do Campeonato Gaúcho sem rebaixamento e, consequentemente, com 14 clubes em 2021. A ideia foi repassada aos times em videoconferência realizada hoje e será votada em nova reunião virtual na quarta-feira. O plano da federação é retomar partidas em meados de julho ou início de agosto, se houver aval das autoridades sanitárias.

O retorno do futebol gaúcho ainda será tema de reunião específica, com data a ser definida. Mas a projeção foi atualizada na conversa de hoje.

A estimativa não é considerada robusta ainda por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Sul. Na semana passada, a FGF foi ao Palácio Piratini apresentar protocolo de saúde e havia expectativa de flexibilização, mas o governo do estado manteve restrição.

A decisão de eliminar rebaixamento de dois clubes precisa ser aprovada por unanimidade e se tornou inviável hoje pela saída do Brasil de Pelotas antes do final da chamada. Grêmio e Internacional apoiam a ideia, que ainda será analisada por outras equipes.

O plano da FGF é dar estabilidade aos clubes do interior, afetados em cheio pela suspensão das partidas e campeonatos em decorrência da pandemia.