Topo

Gazeta irá reprisar 'final' que consagrou ataque dos 100 gols do Palmeiras

Time do Palmeiras campeão paulista de 1996 com 102 gols marcados - Eduardo Knapp-2.jun.1996/Folhapress
Time do Palmeiras campeão paulista de 1996 com 102 gols marcados Imagem: Eduardo Knapp-2.jun.1996/Folhapress

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

12/05/2020 04h00

A TV Gazeta, emissora da cidade de São Paulo com forte introdução nacional, irá reprisar no próximo domingo (17) o duelo entre Palmeiras e Santos, pelo Campeonato Paulista de 1996. O jogo foi vencido por 2 a 0 pelo Verdão e consagrou o famoso "ataque dos 100 gols" do clube alviverde no campeonato daquele ano. Naquela ocasião, o regulamento previa a decisão do título em um quadrangular, mas o forte time comandado por Vanderlei Luxemburgo ganhou os dois turnos e foi campeão de forma antecipada.

A emissora confirmou a informação ao UOL Esporte. Assim como está acontecendo nas últimas semanas, o jogo será exibido dentro do programa "Mesa Redonda", tradicional debate esportivo do canal paulista, apresentado pelo jornalista Flávio Prado. A partida será exibida na íntegra, sem nenhum tipo de corte.

Naquele ano, o Palmeiras teve um ataque mortal por causa da parceira que tinha com a empresa Parmalat nos anos 90. O ataque era composto por grandes nomes, como Rivaldo, Djalminha, Luizão e Muller. Em todo o Paulistão, o Palmeiras fez 102 gols, um recorde até hoje.

A defesa também foi muito bem, sendo a menos vazada do campeonato, com 19 gols. O saldo do Palmeiras é um recorde no Campeonato Paulista até hoje: 83 gols. Curiosamente, mesmo com 102 gols, o artilheiro do campeonato foi Giovanni, do Santos, com 24 gols.

Na final que será represada pela Gazeta, os gols foram de Luizão e Cléber. O Palmeiras dominou toda a partida e a exibição naquele 2 de junho de 1996 foi considerada umas das melhores de toda a história do clube alviverde em sua história, tamanho o domínio contra o bom time do Santos.

Curiosamente, o Paulista de 1996 não teve exibição da Gazeta. Muitas emissoras exibiram o torneio, como Globo, Band, Record, SporTV e ESPN Brasil. Mas naquela época, a Gazeta exibia as partidas em VT compactado, em horário nobre, mas gravava as íntegras para manter em arquivo.

A reprise de Palmeiras e Santos dentro do "Mesa Redonda" começa às 21h. A TV Gazeta pode ser vista ao vivo pela internet e em várias operadoras de TV por assinatura do Brasil. A emissora também pode ser sintonizada pelo canal 11 na Grande São Paulo.