Grêmio e Inter afinam parceria para manter treinos em meio à pandemia
Grêmio e Internacional estão agindo em conjunto desde a volta aos treinos, na semana passada. Amparados pelo decreto municipal que liberou atividades com distanciamento, os clubes iniciaram contatos e troca de informações para elaborar os protocolos de prevenção adotados nos CT's no combate ao coronavírus. Também existe colaboração mútua no âmbito político e de comunicação.
Os rivais explicitaram o alinhamento no final de semana, com notas oficiais idênticas sobre suspensão de treinos e posterior retomada de atividades.
A boa relação entre Romildo Bolzan Jr. e Marcelo Medeiros, presidentes de Grêmio e Internacional, respectivamente, foi a porta de entrada para a parceria. Os dirigentes passaram a dialogar sobre o quadro do novo coronavírus no futebol ainda em março.
A partir de abril, a conversa avançou e passou a englobar os médicos que atuam na Arena do Grêmio e no estádio Beira-Rio. Foram realizadas videoconferências e chamadas telefônicas para trocar ideias sobre os processos sanitários e de logística.
Também existe conversa entre Rodrigo Caetano e Klauss Câmara, executivos de futebol de Inter e Grêmio, respectivamente. A dupla troca informações sobre reuniões nacionais, atividades do dia a dia e temas ligados aos contratos de atletas.
"É um processo natural e sadio. Construímos juntos com troca de informações, experiências", disse Bolzan Jr.. "Alinhamos o cancelamento dos treinos de segunda de manhã, depois alinhamos a nota de retomada das atividades. É um alinhamento automático pelo interesse mútuo", completou o presidente do Grêmio.
O trabalho em conjunto recebeu reconhecimento da CBF, por meio do departamento médico. O endosso da confederação com relação aos planos para treinos físicos foi apresentado ao governo do estado no final de semana. A visão ajudou os clubes a manterem atividades, mesmo com novo decreto estadual e atualização na classificação de regiões com casos oficiais de Covid-19.
A agenda de Grêmio e Internacional segue ao longo da semana, mesmo sem nenhuma previsão de retorno dos jogos oficiais. O argumento dos dois lados é que os treinos ajudam a manter o nível de alto rendimento nos atletas.
No Grêmio, Diego Souza e dois funcionários testaram positivo para o novo coronavírus. O atacante está em quarentena no Rio de Janeiro e os colaboradores em isolamento no Sul.
No Inter, nenhum jogador ou integrante do departamento de futebol teve diagnóstico da doença.
Em março, Bolzan e Medeiros testaram positivo para o vírus. Outros dirigentes, de ambos os lados, também registraram sintomas. Funcionários igualmente apresentaram sinais da doença. Os clubes trataram o jantar às vésperas do Gre-Nal da Copa Libertadores, na Arena, como marco zero de contágio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.