Alemão, UFC... O que já voltou e o que volta em breve no esporte mundial
Resumo da notícia
- Alguns esportes já foram retomados após a paralisação pelo coronavírus
- Campeonato Alemão foi o primeiro grande do futebol europeu a voltar
- UFC 249 e outros eventos de MMA também já foram realizados
A pandemia do novo coronavírus fez com que praticamente todos os esportes fossem paralisados numa tentativa de minimizar a propagação da covid-19. Mas, com o declínio do vírus em determinadas partes do Mundo, alguns países já promoveram a retomada das competições.
Para facilitar a sua agenda, o UOL Esporte lista abaixo os grandes eventos e campeonatos que voltaram à ativa, como o Campeonato Alemão e o UFC, além de outros que já têm data programada para retornar ao calendário esportivo.
FUTEBOL
O final de semana marcou o retorno do futebol da elite europeia em meio à pandemia de coronavírus que paralisou todas as principais ligas do mundo. O Campeonato Alemão foi o pioneiro, com dez jogos da rodada entre sábado e domingo. As partidas ficaram marcadas tanto pelos cuidados e precauções extras nos bastidores quanto por atitudes dentro de campo que foram contra as orientações sanitárias - como abraços em comemorações.
O líder Bayern de Munique manteve o ritmo de antes da paralisação e venceu o Union Berlin fora de casa, por 2 a 0, mantendo os quatro pontos de distância para o vice-líder Borussia Dortmund, que também fez a sua parte e goleou o Schalke 04 por 4 a 0 no Signal Iduna Park. A Bundesliga volta a ser disputada a partir de sexta-feira (22), com a 27ª rodada.
Dentre as principais ligas europeias, o Campeonato Português é o próximo a ser retomado, mas apenas a partir do dia 4 de junho. Outras competições de menor expressão no Velho Continente voltam antes - como a Liga da Hungria, por exemplo, que recomeça no dia 23, sábado.
Campeonatos Inglês, Italiano e Espanhol seguem sem data oficial para a reestreia, mas a expectativa é que já sejam retomados no mês de junho. Em relação à cobiçada Liga dos Campeões, o jornal The Times informou que a Uefa estuda métodos para encurtar a próxima edição do torneio.
A Copa Libertadores, assim como a Sul-Americana, é outro torneio que também não tem prazo para voltar. A Conmebol espera a abertura de todas as fronteiras no continente para ter um cenário favorável ao retorno de suas competições.
Já em relação ao futebol brasileiro, Walter Feldman, secretário geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), afirmou que os Estaduais devem ser mantidos até como uma espécie de teste logístico antes de competições nacionais, que exigirão mais protocolos de segurança. Ainda segundo ele, competições de 2020 devem avançar até o fim do ano e, provavelmente até janeiro de 2021.
UFC
O UFC foi a primeira grande organização esportiva a retomar suas atividades em meio à pandemia do Coronavírus com o evento de nº 249, realizado em Jacksonville, no dia 9 de maio. Um decreto publicado um mês antes pelo governador republicano da Flórida, Ron DeSantis, colocando os eventos esportivos como 'serviços essenciais', pavimentou o caminho para que o esporte conseguisse a autorização para voltar, mesmo sem público. Na luta principal da noite, Justin Gaethje venceu Tony Ferguson e levou o título interino dos pesos-leves (70 kg).
Desde então, outros dois eventos já foram realizados - os chamados Fight Night. Na quarta-feira (13), Glover Teixeira bateu o americano Anthony Smith no grande encontro do dia. Já no evento do último sábado (16), Alistair Overeem nocauteou o peso-pesado Walt Harris em uma noite que contou também com a vitória da brasileira Claudia Gadelha sobre Angela Hill.
O UFC 250 já tem data pra acontecer: dia 6 de junho, novamente nos Estados Unidos.
NASCAR
A Nascar voltou à ativa neste fim de semana. A prova de ontem (17) - que teve Kevin Harvick vencendo e mantendo a liderança — foi o primeiro evento ao vivo da Nascar desde a corrida de 8 de março, em Phoenix. Na semana seguinte, todos os esportes profissionais dos Estados Unidos foram suspensos com a chegada da pandemia da covid-19 ao país.
A corrida aconteceu sem fãs, com normas de distanciamento social para todo os presentes, verificação média antes e depois do evento, e uma programação condensada para apenas um dia.
FÓRMULA 1
Boa parte da temporada está sem futuro definido, mas a Fórmula 1 agendou o início das disputas para o GP da Áustria, em 5 de julho (que seria a 11ª etapa do calendário). As corridas na Austrália, Mônaco e França já acabaram canceladas, enquanto Bahrein, Vietnã, China, Holanda, Espanha, Azerbaijão e Canadá ainda procuram se encaixar em um fim de semana até o fim do ano.
NFL
Apesar da incerteza da pandemia nos Estados Unidos, a NFL manteve o planejamento inicial e soltou o calendário para a abertura da temporada em 10 de setembro, data em que o Kansas City Chiefs inicia a defesa do título da liga de futebol americano contra o Houston Texans. A organização anunciou uma medida de prevenção até o momento: em 2020-2021 não haverá os já tradicionais jogos no México e no Reino Unido.
GOLFE
Outra liga americana a anunciar o retorno é o PGA. Os golfistas têm evento marcado para o dia 11 de junho, no Texas. A expectativa é de 14 eventos até o fim do ano, embalando o fim da temporada 2019-2020 com o início da 2020-2021 depois da competição marcada para Atlanta, entre 4 e 7 de setembro.
NBA
A NBA estuda há semanas a possibilidade de retomar a temporada, suspensa desde 12 de março, com todas as equipes concentradas em uma mesma cidade sede, evitando viagens contínuas e facilitando a proteção dos jogadores contra o vírus. A Liga pretende anunciar nas próximas semanas um plano para retomar os jogos da temporada 2019/20.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.