Antes de ação, vascaínos já haviam feito ingresso virtual por conta própria
O Vasco anunciou um "ingresso virtual" para a transmissão da final da Libertadores de 98, neste domingo (24), na Globo, com a renda sendo revertida para o pagamento de salários de funcionários, mas antes mesmo desta ação, a torcida vascaína já havia criado por conta própria um movimento parecido.
Dando mais uma demonstração de apoio ao clube, assim como foi na associação em massa ano passado, os cruzmaltinos fizeram uma campanha nas redes sociais para impulsionar a vaquinha online do centro de treinamento que está sendo construído em Jacarepaguá (zona oeste do Rio de Janeiro). Também chamando de "ingresso virtual", eles pediam que, quem pudesse, contribuísse com o valor de R$ 15 para o CT, e muitos aderiram.
Vice-presidente de finanças do Vasco e PMO (Project Management Office) do novo CT, Carlos Leão já havia aprovado a ação dos torcedores antes mesmo da execução da campanha por parte do clube.
"Eu vi logo de manhã pelo Twitter. Eu sou um vice-presidente, sou amador, sou torcedor do Vasco, e essa qualificação é a única que ninguém vai me tirar. Amanhã ou depois deixarei de ser vice-presidente do Vasco e, com certeza, torcedor é a única coisa que não deixarei de ser. Então, eu entendo que esse movimento de fora para dentro sempre é muito legítimo, sempre ganha muita força, porque é deliberado e implementado pela que é o mais importante do Vasco, que é sua torcida. Acho que o Vasco só tem a ganhar. A diretoria tem que fazer a parte dela, lógico, mas o clube só existe e é gigante pela torcida que tem. Gosto muito desse tipo de iniciativa, muito saudável, e que ganha muita força e legitimidade a partir do momento que o torcedor se engaja de maneira espontânea", declarou ao UOL Esporte.
Na pasta de Finanças desde março, Leão ressaltou a prioridade que o clube tem dado, tanto na finalização das obras do centro de treinamento quanto na regularização da questão dos salários atrasados, que ontem (20) completou quatro meses para alguns e três meses para a maioria.
"Temos dois problemas muito importantes para resolver e que são prioritários: o CT, para terminar dentro do prazo e rapidamente dar as condições aos jogadores de futebol de voltarem suas atividades, e pagar salários. Qualquer ação que venha prioritariamente nessas duas vertentes aí, são ações bem importantes, que o clube vai se beneficiar. Vai alavancar um projeto importantíssimo e aliviar um problema seríssimo, que é o de salários", destacou.
BMG doa R$ 200 mil
Além das doações espontâneas dos vascaínos, o CT ainda ganhou ontem (20) um aporte de R$ 200 mil após a meta do "Meu Vasco BMG" ser atingida.
Sempre tendo como objetivo a abertura de contas dos cruz-maltinos no projeto do banco, a campanha já doou, no total, R$ 1 milhão para as obras do centro de treinamento.
Outra ação que tem dado uma injeção financeira no crowdfunding é a das camisas alusivas ao CT, no valor de R$ 500,98 e que terá parte de sua arrecadação destinada ao Hospital Pedro Ernesto, em Vila Isabel (RJ), para o combate ao coronavírus.
Obras avançam
Mesmo com a vaquinha online ainda em andamento, o Vasco segue dando prosseguimento às obras. Os canos de drenagens foram instalados nos dois campos e o terreno já está totalmente cercado pelo muro. Nos próximos meses o objetivo é construir os módulos habitacionais, que abrigarão todos os utensílios do departamento de futebol, além da plantação da grama.
Entre doações de vascaínos e parcerias com patrocinadores, o Vasco já arrecadou cerca de R$ 5,3 milhões. A meta total é de pouco mais de R$ 7 milhões. A obra do CT está prevista para ser entregue em julho.
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