Bayern se credencia como melhor da Europa em cenários pré e pós-covid 19
Dos "gigantes" europeus, o Bayern de Munique acabou sendo o primeiro a retornar às atividades em meio à pandemia do novo coronavírus. Bastaram apenas quatro jogos para a impressão pré-covid 19 se reafirmar: o clube da Baviera é grande candidato ao posto de melhor time europeu da tumultuada temporada 2019-2020, ainda mais pela vantagem de retomar o ritmo antes de concorrentes como Barcelona, Real Madrid, Manchester City e Juventus.
O último "recado" do Bayern no continente antes da paralisação do futebol havia sido uma vitória convincente por 3 a 0 sobre o Chelsea, no duelo de ida pela Liga dos Campeões da Europa. O desempenho na principal competição europeia é apenas um dos cinco itens que o UOL Esporte reúne para defender o clube como favorito do continente.
Sem perder na Champions
A Uefa ainda trabalha para voltar com a Liga dos Campeões. Enquanto aguarda o retorno do cenário europeu, o torcedor do Bayern de Munique comemora o retrospecto em altíssimo nível. O duelo contra o Chelsea em março serviu para ratificar uma campanha poderosa: sete vitórias em sete partidas.
O placar favorável de 3 a 0 em Londres também encaminha a vaga para as quartas de final, caso a Champions League retorne nos próximos meses. Até mesmo uma derrota por dois gols de diferença em Munique classifica o time para a próxima etapa do torneio europeu.
O Bayern ainda tem outro favor favorável: a eliminação do Liverpool, atual campeão europeu e que sobra na Premier League, mas que acabou eliminado pelo Atlético de Madri no último jogo da Champions antes da paralisação. Dos favoritos, o PSG já está entre os oito melhores do torneio.
Título encaminhado pós covid-19
Primeiro "gigante" europeu a voltar, o Bayern de Munique precisou de quatro partidas para praticamente assegurar o título da Bundesliga. Com o 5 a 0 de hoje (30) contra o Fortuna Dusseldorf, a equipe chegou a quatro vitórias consecutivas e abriu 10 em relação ao Borussia Dortmund, que entra em campo neste domingo, às 13h (de Brasília), para encarar o Padeborn.
Em quatro partidas desde o retorno do Alemão, o Bayern de Munique anotou 13 gols e sofreu apenas dois. O título da Bundesliga, portanto, é apenas questão de tempo.
Inovações táticas
Diante de um cenário completamente diferente, com jogos em espaços mais curtos de tempo, o Bayern de Hans-Dieter Flick apresenta variações táticas que permitem a rotatividade do elenco. O duelo deste sábado apresentou bons exemplos sobre essa questão.
Contratado como ponta, o canadense Alphonso Davies tem se colocado como um dos principais laterais esquerdos da temporada na Europa. Ainda na defesa, hoje (30) a equipe da Baviera atuou com "quatro laterais": Davies, Lucas Hernández, David Alaba e Benjamin Pavard.
Ao se falar sobre os laterais, o Bayern ratificou a evolução de Joshua Kimmich como meio-campista. Assim como a referência do clube Philipp Lahm, que deixou a lateral para atuar mais à frente sob o comando de Pep Guardiola, o camisa 32 cresceu avançado, decidindo o duelo do meio de semana contra o Borussia Dortmund, por exemplo.
Também se destaca Thomas Muller, atuando solto no setor ofensivo e aparecendo como um dos melhores da equipe desde a volta do Campeonato Alemão.
Coadjuvantes em alto nível
Davies e Kimmich já foram citados, mas o Bayern de Munique desta versão tem se destacado pelo papel fundamental de coadjuvantes, que se tornam protagonistas em muitas partidas.
O time vai além de Lewandowski, Muller e Neuer, dominando rivais com atuações destacadas de nomes como Serge Gnabry, Kingsley Coman e Leon Goretzka.
Lewandowski
Por fim, Lewandowski. O centroavante polonês é um dos melhores jogadores do mundo pré e pós-covid 19. Na Alemanha, o centroavante soma 29 gols na Bundesliga e lidera a artilharia. Ninguém nas principais ligas do continente anotou tantos gols quanto o camisa 9.
Na parada Liga dos Campeões, Lewandowski também é o principal candidato à chuteira de ouro. Em sete partidas, somando o primeiro duelo das oitavas contra o Chelsea, o centroavante balançou as redes 11 vezes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.