São Paulo resgata campanha de 2019 para protestar contra racismo
O São Paulo publicou um vídeo da campanha do Dia da Consciência Negra de 2019 em protesto contra o racismo. A ação do clube faz parte de várias manifestações após a morte de George Floyd, nos Estados Unidos.
Floyd morreu no mês passado em Minneapolis após ser sufocado por um policial branco que ignorou suas reclamações de não conseguir respirar. O ato deu início a uma série de protestos em várias cidades dos EUA e que também foram feitas em outros países.
Artistas, atletas, políticos e outras personalidades se manifestaram contra a morte de Floyd, o racismo e, em alguns casos, contra movimentos ultranacionalistas.
O primeiro vídeo relembra vários ídolos negros que defenderam a camisa são-paulina e, em um segundo vídeo, os jogadores Igor Gomes e Antony dizem que "não basta não ser racista, é preciso ser antirracista", frase da filósofa negra Angela Davis.
Rivais só em campo
Outros times do estado também manifestaram-se contra o crime de racismo. Entre eles estão o Santos e o Corinthians.
O time da Vila Belmiro usou as hastags #BlackLivesMatter e a tradução #VidasNegrasImportam e disse que é time de branco e de preto.
O Corinthians, um dos primeiros a se manifestar hoje pela manhã, também relembrou grandes ídolos negros que assinaram seus nomes na história do clube.
"Não seríamos Corinthians se não fossem os negros. Se não fôssemos negros. Alvinegros", diz a mensagem ilustrada com imagens de jogadores de diferentes épocas do clube, entre eles, Dida, Gil e Vagner Love. A mensagem continua: "Não seríamos Corinthians se a gente se calasse, se a gente aceitasse racismo e a injustiça. Não seríamos Corinthians se a gente não se indignasse com a violência e a desigualdade. (...) Basta. Não aceite".
Assista ao vídeo publicado no Instagram do time:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.