Inter usou até fake news de Deco em palestra antes de final com Barcelona
O Internacional turbinou a palestra antes da final do Mundial de Clubes de 2006 com declarações de jogadores do Barcelona e recortes da imprensa. Em meio à munição para aumentar a mobilização vermelha, estava uma montagem com declarações de Deco, camisa 20 do time catalão. Hoje, a peça se encaixa a definição de fake news: notícia falsa que roda a internet. As supostas palavras do luso-brasileiro, que injetaram ainda mais ânimo supostamente, diziam que a equipe espanhola jogaria "o suficiente" em Yokohama.
Hoje (7), a RBS TV (afiliada da Globo no Rio Grande do Sul) reproduz a final do Mundial de Clubes vencido pelo Inter a partir das 16h (horário de Brasília).
A montagem foi feita por torcedores do Inter, em Porto Alegre, e acabou sendo disparada via e-mail. Sem WhatsApp, Twitter e Facebook à época, a imagem "printada" de uma suposta entrevista foi anexada no material do Inter para o pré-jogo.
"A gente viu essa declaração aí, sim. Passou na palestra da comissão técnica antes do jogo e tudo", confirma Michel, ex-meia do Inter.
Deco, no entanto, nunca disse nada sobre a postura do Barcelona antes do jogo. Em Porto Alegre, a história virou lenda urbana, e o arquivo com a montagem é artigo raro.
O Barcelona de Deco e Ronaldinho Gaúcho havia feito 4 a 0 no América-MEX na semifinal do Mundial de Clubes. O Inter eliminou o Al-Ahly-EGI com um suado 2 a 1. Além dos resultados bem diferentes, o time catalão ainda deitava nos louros do título da Liga dos Campeões e no talento individual do camisa 10 ex-Grêmio e PSG.
Depois da vitória por 1 a 0 e do título, Clemer comemorou citando a suposta declaração de que o Barça jogaria "o suficiente" contra o Inter.
"Temos um grupo forte e que foi determinado. Não adianta eles falarem que vão jogar o suficiente para ganhar. O suficiente contra o Internacional não ganha jogo. Ganhamos a Libertadores sobre os melhores do mundo e ganhamos esse título mundial sobre os melhores do universo, o Barcelona", declarou o goleiro.
A montagem estava no meio da colcha de retalhos que insinuava que se acreditava em uma vitória fácil do Barcelona.
"Algumas coisas eram mentira, né? Hoje a gente sabe, você está me falando essa do Deco aí também. Mas tudo serviu de motivação, cara. Qualquer coisa a gente usava para dar algo a mais. Claro que jogar uma final de Mundial já motiva, já mexe com a gente, mas nessas horas tudo contribui", reconhece Michel.
O que Deco disse, realmente, sobre o jogo com o Internacional foi depois da perda do título. Ao Esporte Espetacular, em 2010, o então jogador do Chelsea afirmou que o time não havia estudado o adversário da final.
"Houve um menosprezo do nosso próprio trabalho de preparação. Assistimos poucos vídeos do Inter", afirmou o então jogador do clube inglês, que depois atuaria no Fluminense.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.