Autorização do governo e medidas sanitárias permitem volta de La Liga
Após três meses sem bola rolando na Espanha, o futebol retornará na quinta-feira, 11 de junho, com o confronto entre Sevilla e Real Betis. A retomada da La Liga acontece depois de um longo protocolo desenvolvido em parceria com as autoridades sanitárias espanholas.
Em conferência de imprensa realizada na manhã de hoje, representantes do Campeonato Espanhol detalharam a caminhada da entidade rumo à quinta. Durante um mês, atletas e comissão técnica se readaptaram a uma nova realidade na rotina de treinamentos.
"A La Liga nunca pressionou pela volta da competição. Nós trabalhamos para seguir vários protocolos de acordo com o governo da Espanha. Treinos isolados, treinos em grupo e só depois treinos coletivos. Estamos bem contentes em dizer que durante todas essas semanas de treinamento não houve contágio", explicou Albert Castelló, representante da La Liga no Brasil.
"Toda a noite anterior ao treino, os jogadores receberam as indicações. Na primeira fase, cada atleta treinava com a própria bola, no campo poderiam ter somente dois profissionais, na academia a mesma coisa. Cada jogador recebia uma bolsa com seu uniforme de treino do dia seguinte e só se trocava em casa, os vestiários ficaram fechados", acrescentou.
Durante o período de isolamento social, os jogadores receberam orientações para a realização de atividades individuais em suas próprias casas. Antes de retornar às atividades com os clubes, todos os envolvidos realizaram testes para a detecção do coronavírus.
O confronto entre Sevilla e Real Betis será a partir das 17 horas (de Brasília). Os jogos também seguirão protocolos sanitários: não terá torcida, acessos exclusivos para jogadores, técnicos e equipe autorizada, os atletas terão sistemas de proteção individual, o banco de reservas será maior e não haverá cumprimento com as mãos antes da partida.
"Isso significa uma volta ao futebol, dá uma esperança para nós, de que essa pandemia vai passar. A La Liga volta nesta quinta-feira, vai voltar sem torcida, mas vai ter emoção do mesmo jeito. Vai começar com força. Foram 80 dias sem futebol, mas com esperança da volta. Vão ser 40 dias de futebol, depois da quarentena oficial vem a quarentena do futebol", disse Daniel Alonso Duarte, representante da La Liga no Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.