Topo

Dele Alli é suspenso e multado após vídeo com piada sobre coronavírus

Dele Alli vai perder o jogo do Tottenham contra o Manchester United, marcado para o dia 19 - Michael Regan/Getty Images
Dele Alli vai perder o jogo do Tottenham contra o Manchester United, marcado para o dia 19 Imagem: Michael Regan/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/06/2020 09h41Atualizada em 11/06/2020 11h53

Uma publicação em alusão ao coronavírus fez com que o meia Dele Alli, do Tottenham, fosse punido pela Federação Inglesa de Futebol.

Em fevereiro, o jogador publicou um vídeo em que filmava um homem asiático dentro de um aeroporto enquanto fazia referências à covid-19.

Dias depois, a federação afirmou que Dele Alli violou a regra E3 da Federação. "Constitui uma 'violação agravada', definida na regra E3 (2) da FA, pois inclui uma referência, expressa ou implícita, à raça e/ou cor e/ou origem étnica e/ou nacionalidade", disse o órgão.

Hoje, Dele Alli foi penalizado com multa de 50 mil euros (cerca de R$ 280 mil) e suspensão da próxima partida do Tottenham, marcada para o próximo dia 19 contra o Manchester United, no retorno do Campeonato Inglês.

Além disto, o atleta de 24 anos terá que realizar um "curso educacional" para que problemas do tipo não voltem a acontecer.

Dele Alli usou o Twitter para pedir desculpas pelo transtorno e pelo mau comportamento.

"Em resposta à decisão da FA (Football Association), gostaria de me desculpar novamente por qualquer ofensa causada por minhas ações em 6 de fevereiro. Foi uma piada extremamente mal julgada sobre um vírus que agora nos afetou mais do que poderíamos imaginar", iniciou.

Ele ainda agradeceu pelo fato de a federação não considerar que tenha ocorrido "racismo intencional", o que agravaria a pena.

"Sou grato que a FA tenha confirmado que minhas ações não eram racistas, porque eu desprezo o racismo de qualquer tipo. Todos precisamos estar atentos às palavras e ações que usamos e como elas podem ser percebidas pelos outros", completou o jogador.