Topo

Palmeiras

Rival "decisivo" pra Palmeiras campeão de 99 acabou assassinado na Colômbia

Zapata, que errou o último pênalti do Deportivo Cali naquela decisão, foi assassinado em 2006 - Alex Ribeiro/Folhapress
Zapata, que errou o último pênalti do Deportivo Cali naquela decisão, foi assassinado em 2006 Imagem: Alex Ribeiro/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

12/06/2020 12h52

A imagem de Martín Zapata chutando para fora o último pênalti da final da Copa Libertadores de 1999 e sacramentando a conquista sul-americana do Palmeiras é famosa. O que nem todos sabem, porém, é que o colombiano que "decidiu" para o Alviverde naquela decisão —o título completa 21 anos na próxima terça-feira (16)— teve um fim trágico.

O ex-jogador de futebol foi assassinado em um centro comercial no centro de Cali em 2006. De acordo com informações da polícia local à época, o líder do Deportivo Cali de 99 foi morto por um desconhecido ao tentar defender um amigo em uma briga. Ele tinha 35 anos.

Martín Zapata, jogador do Deportivo Cali, antes de pênalti da decisão da Libertadores de 1999 contra o Palmeiras  - Reprodução - Reprodução
Zapata foi assassinado em 2006
Imagem: Reprodução

Segundo a imprensa local, em 2006, Zapata estaria em uma roda de conversa com amigos quando surgiu uma discussão. Ele foi tentar agir em defesa dos colegas e acabou morto.

Depois de perder por 1 a 0 na Colômbia na decisão daquela Libertadores, o Palmeiras venceu os adversários por 2 a 1 em seu estádio. Com o empate na soma dos placares, a decisão foi para os pênaltis.

Zinho, o primeiro palmeirense a bater, errou. Em seguida, Júnior Baiano, Roque Júnior, Rogério e Euller converteram suas cobranças. A série do Deportivo Cali, por sua vez, contou com gols de Dudamel, Gaviria e Yepez. Bedoya (trave) e Zapata (para fora) desperdiçaram as duas últimas e o confronto terminou 4 a 3 para os brasileiros.

Palmeiras