Dani Olmo: espanhol "largou" Barcelona aos 16 e agora se destaca no Alemão
Fora de casa, o RB Leipzig venceu o Hoffenheim por 2 a 0, ontem (12), pela abertura da 31ª rodada do Campeonato Alemão. Os dois gols foram marcados no intervalo de apenas dois minutos e pelo mesmo jogador: Dani Olmo.
O meia-atacante espanhol de 22 anos está no clube desde janeiro, contratado por 20 milhões de euros (cerca de R$ 90 milhões, na cotação da época) junto ao Dinamo Zagreb, da Croácia.
Ou seja, graças à paralisação do futebol por causa da pandemia do novo coronavírus, ele teve pouco tempo para mostrar serviço: até agora são apenas nove jogos na Bundesliga, três gols e uma assistência.
Quer assistir ao vivo aos jogos do Campeonato Alemão? Assine o WatchESPN pelo UOL Esporte Clube!
Devagar, Dani Olmo se ajusta ao esquema tático de Julian Nagelsmann e mostra o potencial de um jovem que já foi campeão europeu sub-21 e convocado para a seleção principal da Espanha no ano passado.
E que hoje podia até ser jogador do Barcelona, mas não quis.
Eu explico: nascido em Terrassa, na Catalunha, Dani começou a jogar futebol na base do Espanyol, mas aos 9 anos de idade se mudou para o Barcelona para ser formado na tradicional "La Masia". Porém, sete anos mais tarde, ao fim do contrato, decidiu não renovar e foi de graça para o Zagreb. Ele tinha 16 anos.
Dani Olmo e seu pai, Miquel Olmo — que é técnico de futebol regional na Espanha —, receberam um convite de Mirko Barisic, presidente do clube croata, para um projeto esportivo: terminar a formação do jovem meia-atacante com vivência profissional e um longo contrato e fazê-lo a venda mais cara da história da Croácia, mais do que os 25 milhões de euros de Marko Pjaca à Juventus ou os 21 milhões de Modric ao Tottenham.
O garoto do Barça era a oportunidade perfeita: não estava entre os queridinhos da base, então não era uma preferência entre as renovações e também demoraria para ser integrado ao elenco profissional. Além disso, ele já tinha sete anos de formação no clube conhecido por ter a melhor base do mundo.
Dani pesou os fatores, notou que seu desenvolvimento na Espanha seria complicado e decidiu dar esse passo arriscado na carreira. Deu match.
Contratado pelo Dinamo Zagreb aos 16 anos, Dani Olmo começou a frequentar o time de cima após três meses: "De cara, eu estava treinando com atletas de Copa, como Eduardo [goleiro português], Leko e Vukojevic. Conviver a cada dia com eles aos 16 anos te ajuda a amadurecer. E desde pequeno eu sempre quis jogar futebol, sonhava em ser profissional. Neste momento da minha vida achamos que seria a melhor opção para ser o que eu queria ser. Acho que acertei."
A afirmação foi rápida e ele virou uma das estrelas do futebol local. Não se tornou a maior venda da história porque o Zagreb só tinha mais um ano e meio de contrato e decidiu negociá-lo. Mas por lá Dani Olmo conquistou quatro vezes o Campeonato Croata e três vezes a Copa da Croácia.
"Não há outro clube em que, na minha idade, eu tenha tantas oportunidades quanto no Dinamo. Estou me desenvolvendo muito mais rápido do que em qualquer outro lugar, mesmo em La Masia", disse, certa vez.
Hoje destaque do RB Leipzig, ele prova que um pouco de ousadia não faz mal a ninguém.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.