Topo

Como será e o que falta para a retomada de treinos dos times em São Paulo

Presidentes de Corinthians, Palmeiras e São Paulo com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas - Divulgação/FPF
Presidentes de Corinthians, Palmeiras e São Paulo com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas Imagem: Divulgação/FPF

José Eduardo Martins e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo

16/06/2020 00h00

Testagem, conscientização e cuidados diários. É dessa forma que os clubes paulistas planejam retornar às atividades em seus centros de treinamento. O conjunto de ações faz parte do protocolo entregue ao Centro de Contingência do coronavírus de São Paulo, órgão do governo estadual, na última quinta-feira.

O documento - obtido pela reportagem do UOL Esporte - trata da retomada dos treinamentos e foi assinado por representantes de Corinthians, Palmeiras e São Paulo, além da Federação Paulista de Futebol (FPF).

Os clubes aguardam agora o parecer do comitê estadual. Se aprovado, os times poderão voltar às atividades. Será preciso, nesse cenário, seguir etapas e recomendações que serão válidas em todo o estado. A expectativa dos clubes é que a avaliação do comitê aconteça ainda essa semana.

Os principais passos a serem seguidos para a retomada, prevista no protocolo, incluem, na ordem, testagem, educação e conscientização, retomada com trabalho individual e, por fim, proteção e higiene. Até o isolamento mínimo foi mencionado.

"Todos envolvidos nos treinamentos deverão manter a rotina apenas de casa-treino-casa, mantendo o isolamento social como premissa", ressaltaram os clubes no texto.

O documento apresentado foi feito pela Comissão Médica da FPF, sob comando do Dr. Moisés Cohen. Médicos dos clubes também participaram da elaboração. O protocolo foi montado a partir das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Protocolo - Reprodução - Reprodução
Trecho do protocolo enviado pelos clubes e a FPF
Imagem: Reprodução

"O local de treinamento deverá ser submetido a um intenso processo de desinfecção antes da chegada de qualquer trabalhador, seguindo as indicações das autoridades sanitárias e dos profissionais pertinentes, e sendo declaradas estas instalações como seguras. Todas as orientações de cuidados preventivos devem ser seguidas em relação à higiene, ao uso dos refeitórios, vestiários, limpeza das instalações, sala de musculação, transporte, fisioterapia, bem como algumas mudanças de hábitos, como a suspensão da "roda" pré e pós-jogo nas instalações do clube ou fora deste', diz trecho do protocolo.

O documento trata, inclusive, da convivência entre os atletas e integrantes da comissão técnica, além do trabalho dos profissionais de mídia nos centros de treinamento.

"Deve ser adotada a suspensão do cumprimento físico entre os profissionais, além da suspensão das entrevistas presenciais, eliminando aglomerações, adotando a distância adequada dos profissionais. É proibida a presença de jornalistas nos treinos e concentrações, exceção somente aos próprios profissionais de mídia e imprensa dos clubes devidamente incluídos neste protocolo", frisaram os clubes e a FPF.

Vale lembrar que ainda não há previsão para a retomada dos jogos. Existe, entretanto, uma tendência de que as partidas voltem a acontecer após um mínimo de 20 dias de "pré-temporada".

"Seguindo este protocolo, todos os jogadores, membros das comissões técnicas e demais profissionais envolvidos poderão trabalhar em um ambiente altamente controlado, com segurança que poucas atividades podem oferecer nesta volta gradual à normalidade", dizem os clubes.

Veja abaixo tudo sobre a volta do futebol no Brasil e no Mundo:

Quando o Campeonato Carioca volta?
O Campeonato Carioca aguarda apenas um "ok" oficial do prefeito Marcelo Crivella para confirmar o retorno no dia 18 de junho, com o confronto entre Flamengo e Bangu.

Quando volta o futebol na Europa?
Entre as principais ligas nacionais da Europa, só o Campeonato Francês não voltará - o nacional foi finalizado, e o PSG foi declarado campeão. O Alemão, o Português e o Espanhol já voltaram. O Inglês volta no dia 17 de junho, e o Italiano volta no dia 20 de junho.

A Liga dos Campeões ainda não tem data certa para retornar.

Que dia voltou a Bundesliga?
O Campeonato Alemão voltou a ser disputado em 16 de maio. No jogo de reabertura, o Borussia Dortmund goleou o Schalke 04 por 4 a 0.

Que dia volta o Campeonato Espanhol?
O Campeonato Espanhol foi retomado no dia 11 de junho, com a vitória do Sevilla por 2 a 0 sobre o Real Bétis.

Que dia volta o Campeonato Italiano?
O Campeonato Italiano tem retorno previsto para 20 de junho.

Que dia volta o Campeonato Inglês?
O Campeonato Inglês tem retorno previsto para 17 de junho.

Quando volta o Campeonato Francês?
O Campeonato Francês não voltará. Pouco tempo depois de ser suspenso durante a pandemia de coronavírus, o torneio foi dado como encerrado, e o PSG foi declarado campeão.

Quando volta o Campeonato Chinês?
O Campeonato Chinês ainda não tem data certa para recomeçar. A imprensa estatal do país informou que pretendia-se reiniciar o torneio no dia 24 de junho. No entanto, ainda não há uma confirmação oficial.

Quando vai começar a Libertadores?
A Libertadores ainda não tem data de reinício. Os dirigentes da Conmebol se reuniram com membros da Bundesliga para coletar informações sobre os protocolos usados no retorno do futebol alemão. A entidade máxima do futebol sul-americano quer que Libertadores e Sul-Americana sejam encerradas dentro de campo, mesmo que tenham que terminar em 2021.

Quando vai começar a Copa do Brasil?
Ainda não há data para o reinício da Copa do Brasil. O torneio foi paralisado no meio da disputa da terceira fase.