Coutinho é multicampeão na Europa, mas não levou títulos onde melhor jogou
Ainda em recuperação de uma cirurgia no tornozelo direito, Philippe Coutinho viu de longe o Bayern de Munique conquistar o Campeonato Alemão. O troféu entra na galeria do brasileiro, que agora soma sete títulos desde que chegou na Europa. Apesar de uma carreira vencedora, a cria da base do Vasco passou em branco justamente no time em que melhor atuou no Velho Continente.
Coutinho era o grande nome do Liverpool antes de sair para o Barcelona. Seu futebol cresceu desde a chegada de Jurgen Klopp na temporada 2015/16 e a comoção era grande para que o brasileiro não trocasse a Inglaterra pela Espanha em janeiro de 2018. Mas Coutinho quis sair.
Quer assistir ao vivo aos jogos do Campeonato Alemão? Assine o WatchESPN pelo UOL Esporte Clube!
Deixou o Liverpool com bons números. Durante as cinco temporadas em meia em que vestiu vermelho, marcou 54 gols e deu 43 assistências em 201 jogos. Mas saiu do clube de mãos abanando. Parte da reconstrução da equipe inglesa, Coutinho não levantou nenhuma taça no clube em que melhor jogou.
O mais perto que chegou de um título foi na temporada 2013/14, sua segunda pela equipe. Na tentativa que ficou marcada pelo escorregão de Gerrard contra o Chelsea, o Liverpool acabou o Inglês em segundo, dois pontos atrás do campeão Manchester City.
Mesmo sem taças, Coutinho obteve reconhecimentos individuais por suas atuações no Liverpool. Ele foi eleito o melhor jogador do clube nas temporadas 2014/15 e 2015/16, além de integrar a seleção da Liga Europa de 2015/16.
Fora do Liverpool, Coutinho conquistou taças, mas não se destacou. O brasileiro nunca conseguiu se firmar no Barcelona, apesar de participar das campanhas dos dois títulos espanhóis (2017/18 e 2018/19), da Copa do Rei de 2017/18 e da Supercopa da Espanha de 2018.
Já a Inter de Milão, antes mesmo de ir para o Liverpool, foi o primeiro brilho de Coutinho na Europa. Antes mesmo de completar 20 anos, ele conquistou a Copa da Itália de 2010/11 e a Supercopa da Itália de 2010.
Campeão alemão com o Bayern de Munique, Coutinho tem seu futuro incerto. O clube não deve exercer a opção de compra após o fim de seu empréstimo. Quando voltar ao Barcelona, é provável que ele procure novos ares para a próxima temporada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.