Topo

Bangu dá "ok" por transmissão, e jogo do Flamengo na TV depende da Globo

Campeonato Carioca volta com o duelo entre Bangu e Flamengo, no Maracanã - RICARDO MORAES
Campeonato Carioca volta com o duelo entre Bangu e Flamengo, no Maracanã Imagem: RICARDO MORAES

Alexandre Araújo e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

18/06/2020 15h03

O Bangu, mandante do jogo contra o Flamengo, que será realizado hoje (18) à noite, não se opõe a uma possível transmissão por parte da TV Globo, detentora dos direitos do Campeonato Carioca. A partida marca o retorno do Estadual após paralisação devido à pandemia de coronavírus. O caso, porém, está sendo analisado internamente pela emissora.

A princípio, o duelo não seria televisionado pelo fato de o Rubro-Negro não ter um acordo vigente com a emissora. Porém, no começo da tarde de hoje, houve uma alteração na configuração dos direitos de transmissão do esporte, em edição extra do Diário Oficial da União assinada pelo presidente Jair Bolsonaro. A Medida Provisória afirma que a exibição da partida passa a ser de responsabilidade do mandante do evento, e não mais das duas entidades envolvidas.

"O Bangu Atlético clube, na pessoa do presidente do conselho diretor Jorge Varela, não se opõe e autoriza, por parte da detentora dos direitos, a transmissão do jogo Bangu x Flamengo, no Maracanã, nesta quinta-feira, 18 de junho conforme medida provisória 984/2020 editada pelo presidente da República Jair Bolsonaro. Acreditamos que a transmissão contempla os anseios dos torcedores dos dois clubes", publicou o Bangu, em nota oficial.

Segundo o UOL Esporte apurou, por parte do Alvirrubro, não há uma ideia em fazer contato com a Globo, uma vez que, diante do vínculo, a emissora tem o direito de escolha se os jogos vão estar na grade de programação ou não.

Ainda de acordo com apuração, a cúpula da Rede Globo analisa o episódio junto ao departamento jurídico para saber se, de fato, teria o direito a transmitir o duelo de logo mais. Há alguns questionamentos, uma vez que o contrato assinado com o Bangu foi sob outras regras de mercado, isso é, quando tinha de ter o direito dos dois clubes para colocar o jogo no ar.

Vale lembrar que Flamengo e Globo não chegaram a um acordo para o Carioca deste ano e os jogos do time rubro-negro não estavam sendo transmitidos nem em canais abertos e nem em canais pagos.

Nesta retomada do Estadual, as partes chegaram a negociar para que pudesse haver um acordo visando os jogos restantes, mas não houve um denominador comum.

Mais cedo, Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, ressaltou a possibilidade de o confronto com o Bangu estar disponível na Globo.

"O mandante é o Bangu. Se ele vendeu o direito, esse alguém tem o direito de transmitir. Quando o Flamengo for mandante, ele pode vender para qualquer um, se fizer a modificação, e não só para aquele. Ele disse que ia agir rapidamente e publicou no diário oficial a medida estabelecendo o direito de imagem de um clube é do mandante do jogo. A televisão está livre para passar Bangu x Flamengo, só não vai passar se não quiser. E o Flamengo terá o direito de passar o jogo contra o Boavista, no fim de semana, porque terá o mando de campo. O Flamengo vai passar na Fla TV e pode negociar com qualquer empresa, inclusive a empresa que negociou com todas as outras", disse, em entrevista à Band, ao comentar a assinatura da MP por Bolsonaro.