Topo

Dupla Gre-Nal cita bronca de elenco, comércio e até ônibus em pressão no RS

Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

18/06/2020 04h00

Grêmio e Internacional iniciaram pressão no governo do Rio Grande do Sul para ter um protocolo de treinos e, consequentemente, preparar a volta do Campeonato Gaúcho. Conforme revelou o UOL Esporte, o secretário estadual de Esporte e Lazer conversou com os dirigentes e dividiu em duas as visitas aos clubes. Já na primeira, foi apresentado às medidas adotadas desde maio e ouviu relatos que aumentam o coro por flexibilização.

O Grêmio foi visitado ontem (17) e o Internacional recebe a comitiva hoje (18). Também nesta quinta-feira ocorre reunião das autoridades públicas com a FGF (Federação Gaúcha de Futebol) para tratar de projeção sobre retomada do Gauchão.

Um dos argumentos já apresentados é que a dupla Gre-Nal tem protocolo de prevenção rígido, elogiado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e motivo de consulta por clubes do Brasil e da Argentina. Além de um paralelo que define o futebol como uma 'ilha' sanitária.

O entendimento de Grêmio e Inter é que atletas e funcionários estão sendo monitorados como nenhum outro segmento do Rio Grande do Sul. Acompanhados de perto no dia a dia e protegidos do risco de contágio do coronavírus. E que não faz sentido manter restrições às atividades de contato, como treinos que simulem partidas e até, mais adiante, os próprios jogos.

No arsenal de argumentos também apareceu relato de que os próprios jogadores apoiam avanço para treinos com bola e contato. A partir da informação de que os atletas estão incomodados com as restrições ao esporte e liberação de comércio e outros setores da economia no Rio Grande do Sul.

"Das atividades já liberadas, o futebol é aquela que tem menos riscos", resumiu um dirigente. "Está havendo falta de critério. Se for assim, o futebol não vai voltar enquanto não houver vacina", acrescentou cartola de outro clube.

Também foi apontado que o transporte coletivo teve autorização recente para voltar às atividades, com medidas preventivas. E que cenas de aglomeração foram registradas em ônibus e até no Trensurb - trens urbanos que ligam Porto Alegre à parte do Vale dos Sinos.

Nesta quinta, às 14h (horário de Brasília), o governo do Rio Grande do Sul se reúne com a FGF (Federação Gaúcha de Futebol) para debater sobre projeção de volta do Gauchão. O UOL Esporte revelou que a previsão acertada no mais recente encontro era de retomada em 19 de julho, sem torcida e com chance de partidas centralizadas em duas cidades.