Topo

Barcelona

Ex-auxiliar do Barcelona é diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica

Juan Carlos Unzué, quando auxiliar técnico do Barcelona - Manu Fernandez/AP
Juan Carlos Unzué, quando auxiliar técnico do Barcelona Imagem: Manu Fernandez/AP

Do UOL, em São Paulo*

18/06/2020 14h06

O ex-goleiro Juan Carlos Unzué, que foi auxiliar técnico do Barcelona e treinador de Numancia, Celta e Girona, anunciou hoje que tem esclerose lateral amiotrófica.

Unzué, 53 anos, concedeu uma entrevista na sede do Barcelona para explicar que enfrenta a doença neurodegenerativa. O diagnóstico definitivo ocorreu em fevereiro deste ano.

"Convoquei a entrevista porque quero tornar público meu estado atual de saúde. Em fevereiro passado, o médico confirmou o diagnóstico que já havia sido indicado no ano passado: tenho esclerose lateral amiotrófica, mais conhecida como ELA ", afirmou.

O anúncio causou comoção no Barcelona, com a presença na entrevista de diversos jogadores com os quais trabalhou, como Puyol e Sergio Busquets. Ele agradeceu o apoio dos amigos e disse que encerrou sua carreira de treinador.

"Sou mentalmente forte para enfrentar esta doença. Pensei no que posso fazer em relação à ELA ou a essas doenças, que parecem invisíveis, mas existem. Qualquer um pode pegá-los", disse.

Unzué foi auxiliar do Barcelona entre 2014 e 2017 e ficou marcada por uma discussão com alguns jogadores em 2017, entre eles Neymar. Os dois fizeram as pazes antes de sua saída para treinar o Celta. Unzué também atuou no Barcelona como goleiro entre 1988 e 1990.

A esclerose lateral amiotrófica é uma doença progressiva e degenerativa que afeta o sistema nervoso central, provocando paralisia motora irreversível.

*Com informações da EFE

Barcelona