"Me dá vergonha tudo que os brancos já fizeram aos negros", diz Guardiola
O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, compartilhou do sentimento de combate ao racismo. Após a vitória de sua equipe no retorno do Campeonato Inglês, ele afirmou que se sente envergonhado por tudo que já aconteceu. A retomada da competição foi marcada por atos antirracistas.
"Me dá vergonha tudo que as pessoas brancas fizeram para as negras durante 400 anos. Todas estas ações que temos promovido têm que ser acompanhadas de atitudes. Isto não vai ser resolvido em alguns dias, mas podemos começar a conscientizar as pessoas do que será aceitável e positivo no futuro", explicou o treinador.
Na volta dos jogos de futebol da Inglaterra, jogadores se ajoelharam no gramado antes do duelo entre Sheffield United e Aston Villa, e usaram camisas de combate ao racismo também antes da vitória do Manchester City sobre o Arsenal.
A onda de manifestações pela igualdade racial tomou o esporte e já teve eco em várias modalidades e países. Na Espanha e na Alemanha, por exemplo, jogadores comemoraram gols em protesto contra a desigualdade
Em campo, o City bateu o Arsenal e segue vice-líder do Campeonato Inglês, 12 pontos atrás do Liverpool. A próxima rodada já começa amanhã, mas o time de Guardiola volta a campo apenas na segunda-feira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.