Topo

Com atletas em quarentena, time russo usa elenco sub-17 e perde por 10 a 1

Na volta do campeonato russo, FK Rostov perde por 10 a 1 para o Sochi, com sub-17 em campo - Reprodução/Instagram @premierliga
Na volta do campeonato russo, FK Rostov perde por 10 a 1 para o Sochi, com sub-17 em campo Imagem: Reprodução/Instagram @premierliga

Do UOL, em São Paulo

19/06/2020 17h35

Com todos os atletas profissionais em quarentena, o clube russo FK Rostov perdeu hoje para o Sochi por 10 a 1, no retorno do campeonato do país. Após seis funcionários do clube serem diagnosticados com a covid-19, o isolamento dos jogadores tornou-se obrigatório, fazendo com que a equipe sub-17 do Rostov tivesse de disputar a partida.

Com a impossibilidade de colocar os profissionais em campo, o clube até pediu para que o confronto fosse adiado. No entanto, a proposta foi negada pelas autoridades e pelo próprio Sochi.

Em nota no Instagram, o clube justificou a negativa:

"De acordo com o regulamento, uma equipe é considerada apta para uma partida se pelo menos 16 jogadores de campo estiverem prontos para jogar, incluindo dois goleiros. Dado o fato da Premier League Russa autorizar oficialmente a inscrição de jogadores de equipes juvenis para participar dos jogos, acreditamos que o jogo com o Rostov deve ocorrer. Caso contrário, as regras da competição serão violadas."

Antes da partida, em entrevista ao canal "Match TV", e presidente do Rostov disse que todos estavam preocupados: "16 anos são crianças. Já os apoiamos, antes e depois da partida, diremos mais algumas palavras".

Na partida, os jovens até abriram o placar, mas rapidamente tomaram a virada, com alguns erros individuais da defesa. O Sochi poderia até ter marcado mais, não fosse o goleiro Popov defendendo um pênalti cobrado por Zabolotny.

O retorno do campeonato russo estabelece uma testagem semanal dos times para covid-19. A quarentena obrigatória para o elenco inteiro surge no caso de um teste positivo. Assim, ainda há a possibilidade de que o time sub-17 do Rostov jogue a próxima partida da competição, no dia 27, contra o Arsenal Tula.

No Instagram, o clube parabenizou seu elenco de jovens pela atuação:

"Nossos altletas lutaram como leões hoje!
Agradecemos a eles pelo jogo! Vocês são sempre campeões para nós!"

Enquanto o Sochi está em 12º lugar na competição, o Rostov luta pela classificação para a Liga dos Campeões, estando na quarta colocação.