Destaque na volta, Benzema bate Puskas e vira 5º maior artilheiro do Real
Se o Real Madrid segue firme na caça ao Barcelona pelo título do Campeonato Espanhol desde que o futebol voltou no país europeu, muito se deve a Karim Benzema. No clube desde 2009, o centroavante chama cada vez mais a responsabilidade no time merengue e tenta, de certa forma, acabar com o rótulo de coadjuvante.
Aos poucos ele vai eliminando a fama e se destacando. Como foi, por exemplo, nos dois jogos pós-quarentena, em que se arriscou como armador (contra o Eibar) e marcou duas vezes — um deles um golaço — diante do Valencia.
Os gols de ontem (18) fizeram o francês chegar a 243 pelo Real e passar Ferenc Puskas como o quinto maior artilheiro do clube. O ex-jogador húngaro tem 242 tentos e atingiu a marca depois de 262 jogos. Benzema, ressalva seja feita, superou a lenda após 503 partidas pelo Madrid.
A lista de artilheiros históricos do clube tem: Cristiano Ronaldo em primeiro, com 451 gols; Raúl (323), Di Stéfano (308), Santillana (290) e, agora, o atacante de 32 anos.
Os números chamam a atenção, mas não param por aí. Por estar há 11 anos na equipe, naturalmente o atacante tem mais títulos pelo Real que Cristiano Ronaldo, seu companheiro em boa parte das conquistas, mas que se mudou para a Juventus em 2018. O estigma de "coadjuvante", aliás, nasceu pelo fato de o português puxar para ele — e com muito mérito nisso — os holofotes enquanto estava na Espanha.
Outra estatística importante que Benzema marca presença entre os grandes ídolos do clube é assistências. O camisa 9 nunca foi um centroavante fixo, com característica de só empurrar a bola para a rede. Tanto é que, por ter este perfil mais móvel, é superior a Zidane no fundamento e figura entre os maiores passadores da história da equipe merengue.
Desempenho pós-quarentena
Entre os destaques do Real Madrid na temporada, Benzema é o principal nome do clube pós-paralisação dos campeonatos devido ao coronavírus. O francês, até por isso, alivia um pouco a pressão sobre Hazard, que ainda não conseguiu repetir o bom futebol apresentado no Chelsea.
No primeiro jogo da equipe depois de três meses parados, Benzema iniciou a jogada do gol de Toni Kroos. Na sequência, caiu pela esquerda em um contra-ataque e deu lindo passe em diagonal para Hazard. Cara a cara com o goleiro, o belga só rolou para Sergio Ramos balançar as redes.
Ontem, foi oportunista para abrir o placar contra o Valencia. Já nos minutos finais, fez um gol digno para entrar no 'pódio' dos artilheiros históricos do Real. Ele tirou a marcação com o pé direito e, sem deixar cair, emendou uma bomba de esquerda.
O Barcelona, que joga hoje (19) contra o Sevilla, às 17h (de Brasília), lidera a La Liga com 64 pontos em 29 rodadas. O Real vem logo atrás, com 62 pontos ganhos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.