Topo

Dispensado do SP, ele 'estreou' no Calcio contra CR7 e hoje o revê em dérbi

Torino de Bremer e Juventus de CR7 fazem hoje o clássico de Turim Imagem: Marco Canoniero/LightRocket

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

04/07/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Clássico entre Juventus e Torino abre hoje a 30ª rodada do Calcio
  • Zagueiro brasileiro Bremer volta a encontrar Cristiano Ronaldo
  • "É um jogador de alto nível. Uma honra poder enfrentá-lo", diz
  • Estreia de Bremer como titular no Calcio foi justamente contra CR7

Sabe aquele frio na barriga de estrear como titular, ainda jovem, em uma das maiores competições do mundo? Ex-São Paulo e Atlético-MG, o zagueiro Bremer, hoje no Torino, passou por isso de uma maneira, digamos, inesquecível. Sabe quem ele precisou marcar em seu primeiro jogo como titular na Série A do Campeonato Italiano? Ninguém menos que Cristiano Ronaldo. Um ano depois, ele terá, hoje (4), o seu terceiro encontro com 'o homem', como ele mesmo o chama. Juve e Torino se enfrentam na Arena Juventus, às 12h15 (de Brasília).

"Nós chegamos no mesmo período na Itália. O meu primeiro jogo como titular no Torino, na Série A do Italiano, foi justamente contra a Juventus e para enfrentá-lo. Primeira vez e já contra o homem, né [risos]?! Não fiquei nervoso, não. Mas, sem dúvida, foi uma motivação extra", brinca o jogador de apenas 23 anos em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

Relacionadas

Assim como acontece com a maioria dos zagueiros, Bremer não conseguiu impedir que CR7 deixasse a sua marca em sua estreia como titular no Calcio. Mas, ao menos, o Torino conseguiu um digno empate por 1 a 1 na casa da Juventus, em jogo disputado em 3 de maio de 2019 pela 35ª rodada do Campeonato Italiano. O defensor voltou a enfrentar o craque luso no primeiro turno da atual temporada do torneio local; dessa vez CR7 passou em branco, mas a Juve levou a melhor: 1 a 0, no Olímpico de Turim. Hoje, quem sabe vem a primeira vitória sobre a fera?

"É um jogador de alto nível. Uma honra poder enfrentá-lo. É sempre um fator de motivação extra enfrentar grandes jogadores. Acredito muito no trabalho que fizemos durante a semana para fazer um grande jogo. A Juventus é um bom time e vai ser um confronto duríssimo", diz Bremer, que foi vendido pelo Atlético-MG ao Torino na metade de 2018, por R$ 27 milhões.

O começo foi difícil, mas hoje Bremer é titular absoluto do Torino: "A adaptação foi demorada, mas muito importante para eu estar vivendo esse bom momento. Me adaptei muito bem à língua e, principalmente, à maneira de jogar no futebol italiano. Tive que evoluir e crescer em muitos aspectos para poder ter oportunidades. O futebol italiano exige que você seja perfeito taticamente. Isso que busquei para poder estar entre os titulares nesta temporada".

Dispensado do São Paulo

Imagem: Divulgação

Ainda menino, Bremer passou pelas categorias de base do São Paulo, mas não conseguiu permanecer. "No futebol as coisas não acontecem como a gente espera. Tinha, sim, a intenção de me profissionalizar no São Paulo, mas não tive oportunidades. Mas aprendi muito no tempo que lá estive", afirma o jogador, que diz não guardar mágoas do clube tricolor pela saída.

"Foram poucas oportunidades no São Paulo, mas tenho plena consciência que em todas me dediquei e dei meu melhor. Minha situação era complicada, pois estava emprestado pelo Desportivo Brasil. Para ficar comigo eles iriam precisar me comprar. Além disso, a concorrência era qualificada e pesada. O São Paulo tem uma das maiores bases do Brasil. Não fica nenhuma mágoa. Muito pelo contrário", acrescenta.

Ascensão relâmpago no Galo

Imagem: RODOLFO BUHRER/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

No Atlético-MG, a história foi totalmente diferente. Em apenas seis meses de base, Bremer foi campeão da Copa do Brasil sub-20 de 2017. As boas atuações abriram caminho para oportunidades no time principal, e, no ano seguinte, o zagueiro se tornou um dos pilares do time de Thiago Larghi. Veio, então, a proposta do Torino, e Bremer saiu em alta, durante a pausa do futebol para a Copa do Mundo, com a equipe na vice-liderança do Brasileirão.

"Foi tudo muito rápido. Cheguei para jogar pelo sub-20 do clube e logo no primeiro campeonato fomos campeões. Ganhamos a Copa do Brasil da categoria. Seis meses depois estava no profissional, como titular, e ajudando o clube que vinha fazendo uma boa campanha no Brasileiro, em 2018. E, em pouco tempo, a proposta do Torino. Enxerguei como grande possibilidade de começar minha carreira na Europa e foi também uma boa negociação para o clube. Hoje tenho a certeza de que fiz uma grande escolha", conta.

Boas atuações em Turim e até fase artilheira

Imagem: Valerio Pennicino - Juventus FC/Juventus FC via Getty Images

Ainda em adaptação, Bremer jogou apenas sete partidas em sua temporada de estreia (2018/19) em Turim. Mas, já no final dela, começou a ganhar espaço, tanto é que foi titular em dois jogos da reta final do Calcio - o já citado, contra a Juventus, e diante da Lazio, na rodada de encerramento. Tudo caminhava para que Bremer voltasse do período de recesso como titular do Torino, e isso aconteceu. Até aqui, são 26 jogos, todos como titular, e um faro de artilheiro aguçado: quatro gols.

"Particularmente, tem sido uma temporada muito produtiva. Além dos gols, tenho feito boas atuações e evoluído demais como atleta. Estou em uma das principais escolas quando o assunto é o sistema defensivo e tenho procurado extrair o máximo desta experiência", completa.

Enquanto a Juventus de Cristiano Ronaldo lidera o Italiano com 72 pontos e busca mais um resultado positivo para se afastar ainda mais da vice-líder Lazio, que tem 68, o Torino vive outra realidade. O time de Bremer é o 13º colocado, com 31 pontos, e luta para se distanciar da zona de rebaixamento - que está a seis pontos. O clássico de Turim abre a 30ª rodada do Calcio.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dispensado do SP, ele 'estreou' no Calcio contra CR7 e hoje o revê em dérbi - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol