Nove dos 20 times da Série A já tiveram jogos exclusivos só via rede social
Jogos com transmissão apenas via rede social têm se tornado constante desde o ano passado. Nos últimos dias, o duelo entre Fluminense e Flamengo, válido pela final da Taça Rio, bateu recorde de audiência no YouTube em meio a um imbróglio entre Flamengo e Rede Globo pelos direitos de transmissão. O time tricolor, dessa forma, tornou-se mais um clube com jogos exclusivos na rede social.
Um levantamento realizado pelo UOL Esporte concluiu que oito dos 20 times da Série A do Brasileirão já tiveram partidas exclusivas em redes sociais, seja Facebook, Instagram ou YouTube, sem nenhuma aparição em TV fechada ou aberta.
São eles: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Inter, Coritiba, Athletico-PR, Vasco e, agora, Fluminense. Os outros 11 times da elite do Campeonato Brasileiro estão fora lista, mas nove deles já tiveram transmissão em alguma rede social, mas não com exclusividade — canais abertos ou fechados também mostraram os jogos (em alguns casos, plataformas de streaming disponibilizaram os duelos).
Foi o caso, por exemplo, da partida Corinthians x Racing, válida pela Copa Sul-Americana 2019. O jogo foi transmitido pela Dazn em seus canais no YouTube e Facebook, mas a RedeTV! também mostrou o confronto,
Cenário similar aconteceu também com Santos, Atlético-MG, Botafogo, Bahia, Ceará, Sport, Fortaleza e Goiás. Dois times nunca tiveram jogos transmitidos em rede social: Atlético-GO e Red Bull Bragantino.
A transmissão em rede social ganhou força no Brasil após um acordo entre o Facebook e a Conmebol, no fim de 2018. Na temporada seguinte, alguns dos clubes mais importante do país passaram a ter partidas exclusivas nessas plataformas, por Libertadores e Copa Sul-Americana.
Essa lista teve Palmeiras (contra o Melgar-PER), Grêmio (diante da Universidad Católica-CHI e Libertad-PAR), Flamengo (contra o San José-BOL) e Athletico-PR (diante do Boca Juniors). Em 2020, São Paulo (contra o Binacional-PER) e Inter (no clássico com o Grêmio) entraram na lista. O Coritiba, por sua vez, teve a transmissão do duelo com o Athletico-PR, ainda em 2017, na final do Estadual.
No caso do Vasco, houve uma transmissão no último dia 2 realizada no canal do clube no YouTube. O duelo com Madureira válido pelo Campeonato Carioca ficou fora das TVs aberta e fechada,
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.