Bahia estreia 'Netflix' com 4 mil assinantes no 1º dia e sumiço no YouTube
Resumo da notícia
- Bahia lançou o Sócio Digital, plataforma comparada pelo clube ao Netflix
- Torcedor que assinar pode assistir a uma série de vídeos exclusivos...
- ... como treinos, chegada do time aos jogos e entrevistas coletivas
O Bahia fez ontem (15) o lançamento do Sócio Digital, nova plataforma que oferece acesso a um cardápio inédito de vídeos, parte deles ao vivo, como transmissões de treinos direto do CT Evaristo de Macedo, embarque e chegada dos atletas aos jogos e entrevistas. Vídeos mais frios, como partidas históricas e resenhas entre os jogadores, também estão inclusos.
E todo esse cardápio já pôde ser consumido logo no primeiro dia, que contou com cerca de 4 mil adesões. O torcedor assistiu à chegada dos jogadores ao CT, à atividade do time com o técnico Roger Machado e ainda pôde acompanhar uma entrevista do presidente Guilherme Bellintani no "Ao Vivaço", programa da nova plataforma tricolor - além de um debate entre torcedores internautas.
"É um Bahia como você nunca viu. Ver que a coisa aconteceu muito bem hoje foi um alívio muito grande. E agora é fazer refinamentos, ouvindo uma coisa aqui, outra ali, e fazer com que o projeto vá avançando. Nenhum clube do Brasil tem isso que a gente está fazendo", disse o presidente tricolor. "A gente não entende como vivia sem isso. Estou muito animado", declarou.
Torcida questiona 'sumiço' no YouTube
Como estratégia de marketing para angariar novos assinantes para o Sócio Digital, o Bahia ocultou os vídeos de seu canal no YouTube e acabou desagradando alguns torcedores, que questionaram o fato de isolar uma ótima fonte de comunicação que traz bastante visibilidade ao clube, já que é uma das plataformas mais usadas no mundo.
Em seu Twitter, Guilherme Bellintani postou sobre o tema e gerou a discordância de alguns aficionados. "Que bom que estão sentindo falta dos vídeos do Bahia no YouTube. Cada um era visto por menos de 3 mil pessoas em média. Não somos sequer líderes do Nordeste. Em uma manhã, o Sócio Digital deu ao Bahia mais receita do que o YouTube em uma década", disse.
Em seguida, justificou a medida adotada. "A gente fez uma provocação. Nossos vídeos lá nunca tiverem muito acesso, e o YouTube não é uma plataforma que remunera o clube, não ganhamos nada com isso. O YouTube ganha muito, com acesso a dados, propaganda, e o usuário é muito difícil de monetizar, salvo circunstâncias especiais de jogo", disse no Ao Vivaço.
O presidente tricolor, porém, ressaltou que o YouTube e outras redes sociais não serão abandonados pelo clube: "É lógico que não vamos fazer do Sócio Digital o único veículo de comunicação do Bahia com sua torcida, seria muito erro de estratégia de nossa parte. Vamos ajustando no dia a dia. Mas a gente guarda para o Sócio Digital um monte de coisa".
Sobre o Sócio Digital
Chamado pelo próprio clube de "Netflix do Bahia", a plataforma é paga: quem já é Sócio(a) Esquadrão e quer se tornar Sócio(a) Digital, pagará R$ 7,90 por mês; para não-sócios, o valor será de R$ 9,90.
O Tricolor também oferece planos de 3 meses (R$ 22,90 para sócios e 28,90 para não-sócios), seis meses (R$ 43,90 para sócios e 54,90 para não-sócios) e um ano (R$ 79,90 para sócios e 99,90 para não-sócios).
Sócios e Sócias Digitais terão 5% de desconto na Loja Esquadrão, preferência na compra de ingresso e acesso a um treino por ano, no CT Evaristo de Macedo.
A Universidade do Bahia também está inserida na plataforma, disponibilizando aulas ministradas com temas como preparação física, fisioterapia, fisiologia do Esporte, justiça desportiva, futebol feminino e assessoria de imprensa, entre outros.
Vale ressaltar que, além das novidades em vídeos, o Sócio Digital inclui tudo que já tinha no app BBPM, como escalação e contrações em primeira mão, notícias, tabelas, programa de rádio e cupons de desconto.
O clube destaca ainda que 'a categoria Sócio Digital não é estatutária, logo, não dá direito a voto nas eleições ou assembleias promovidas pelo clube'.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.