"Façanha eterna": federação uruguaia relembra 70 anos do Maracanazo
A final da Copa do Mundo de 1950, eternizada como "Maracanazo" pela derrota do Brasil diante do Uruguai no Maracanã, completa 70 anos hoje.
O feito do dia 16 de julho de 1950 é considerado uma das maiores glórias do futebol uruguaio e foi relembrado pela federação de futebol local, que considerou o jogo como "façanha eterna".
Em uma nota publicada em seu site oficial e assinada pelo jornalista Pablo Aguirre Varrailhon, a federação revelou a estratégia adotada pelos uruguaios para não perderem a concentração diante de quase 200 mil brasileiros que estavam no estádio.
"Os jogadores, liderados por Obdulio Varela, procuraram uma maneira de superar a pressão: chegaram cedo para passar despercebidos, entraram em campo junto com o time rival para não sentir a vaia e não tinham medo de elaborar o jogo", escreveu Aguirre.
O Brasil começou a final ganhando e, quando muitos já davam como certo o título do país, o Uruguai empatou na metade do segundo tempo com Juan Schiaffino. "O estádio tinha uma atmosfera mista de murmúrio e silêncio, que acabou tornando o rival seu próprio inimigo", classificou o autor neste período do jogo.
Já depois dos 30 minutos da etapa final, o gol de Ghiggia, segundo a federação uruguaia, fez com "que o mundo se surpreendesse com os 11 leões celestes".
"Não haveria discurso ou festa no Maracanã. A glória foi celebrada mais uma vez junto com o fervor do povo uruguaio", encerra o texto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.