Futuro de Biro Biro no futebol é incógnita um ano após síncope no Botafogo
Um ano depois de passar mal durante um treino do Botafogo, o futuro do atacante Biro Biro no futebol ainda é uma incógnita. O jogador vem realizando treinamento por conta própria, com acompanhamento médico, e tem o suporte do Nova Iguaçu, clube onde começou a carreira e com o qual tem contrato até junho de 2022.
Após a realização de baterias de exames, não há impedimentos clínicos para que Biro Biro possa voltar aos gramados. O clube da Baixada Fluminense, porém, entende que o retorno é uma decisão pessoal do jogador e o deixa à vontade para definir os próximos passos.
A direção, inclusive, entende que se trata de uma definição importante e adota tranquilidade e cautela ao tratar o assunto. Um ponto a se destacar é que o atacante chegou ao Nova Iguaçu aos 11 anos de idade e conta com um carinho especial de integrantes da cúpula, que o viram crescer.
Biro Biro foi anunciado pelo Botafogo no dia 10 de julho do ano passado e chegou a ser relacionado para o jogo contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro, mas não entrou em campo. Porém, seis dias após a chegada ao Alvinegro, teve uma síncope e desmaiou durante uma atividade no campo anexo do estádio Nilton Santos.
O fato assustou os companheiros e fez com que o clima no vestiário ficasse "pesado". Levado a um hospital, ele passou um tempo em observação e foi submetido a diversas avaliações médicas. À época, os resultados não detectaram arritmia cardíaca — problema que havia sido apresentado quando atuava no Shanghai Shenxin, da China, entre 2016 e 2018.
O Botafogo acabou rescindindo o contrato com Biro Biro em 22 de agosto. A quebra do vínculo — que iria até 30 de junho deste ano — foi feita em acordo entre as partes e aconteceu depois de um prazo estipulado pelo Alvinegro para a recuperação não ter sido cumprido.
Mesmo após a ruptura do documento, o Alvinegro e o jogador mantinham o "namoro" visando a atual temporada. O Glorioso, inclusive, tinha prioridade caso a retomada da carreira acontecesse, mas a questão não foi à frente.
Biro Biro começou no Nova Iguaçu e, ainda no sub-18, se transferiu para o Fluminense, clube pelo qual se tornou profissional em 2013 e ganhou destaque. Em 2015, foi emprestado à Ponte Preta. No ano seguinte, foi para Shanghai Shenxin, da China, onde ficou até 2018. No começo da temporada passada, defendeu o São Paulo. Posteriormente, foi para General Severiano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.