Topo

Dupla Gre-Nal vai jogar em cidade com quadro igual ao de POA na pandemia

Jeferson Guareze/AGIF
Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

18/07/2020 04h00

Grêmio e Internacional vão mandar as partidas da reta final da atual fase do Campeonato Gaúcho em Caxias do Sul, nos estádios do Juventude e Caxias — respectivamente. A cidade da Serra Gaúcha, no entanto, tem cenário de combate ao novo coronavírus quase idêntico àquele que fez a Prefeitura de Porto Alegre vetar jogos na Arena do Grêmio e Beira-Rio.

Proporcionalmente, o cenário de Caxias é pior que o de Porto Alegre. Pelo número de leitos de UTI e taxa de ocupação: 82,1% na Serra contra 83,1% na Capital.

Caxias do Sul tem 145 leitos de UTI e 119 ocupados — 46 deles diagnosticados com Covid-19 e outros 19 ainda suspeitos. O percentual de ocupação na cidade é o maior do mês. Porto Alegre tem 805 leitos de UTI e 669 ocupados — 259 deles diagnosticados com Covid-19 e 45 ainda suspeitos. O percentual de ocupação na capital se mantém acima de 80% nas últimas três semanas.

Segundo levantamento do governo do Rio Grande do Sul, houve salto em novos registros de hospitalização nos últimos sete dias: 384 em Porto Alegre e 81 em Caxias.

Inter e Grêmio estarão em Caxias do Sul na terça e quarta-feira, para disputar o Gre-Nal 425. Os dois clubes deverão voltar a Porto Alegre logo depois do clássico, mesmo que ambos joguem na Serra no final de semana — o time de Renato Gaúcho recebe o Ypiranga, no estádio Alfredo Jaconi, e a equipe de Eduardo Coudet visita o Esportivo, em Bento Gonçalves.

Dirigentes colorados e gremistas se irritaram com a decisão de Porto Alegre, que vetou partidas no município. O Inter em maior proporção, por ser o mandante do Gre-Nal. Na visão dos dois clubes, os estádios na capital possuem melhor estrutura para atender protocolos sanitários e distanciamento antes e depois dos jogos.