Topo

Grêmio

Como o olhar do Manchester City para base encontrou volante do Grêmio

Pep Guardiola, treinador do Manchester City, tem projeto para receber jovens em seu grupo - Miguel MEDINA / AFP
Pep Guardiola, treinador do Manchester City, tem projeto para receber jovens em seu grupo Imagem: Miguel MEDINA / AFP

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/07/2020 11h39

O Manchester City tem negociação em andamento com o Grêmio para contratar o volante Diego Rosa, de 17 anos. O marcador não chegou a participar de partidas do elenco principal, mas ainda assim atraiu o clube que faz movimento para garimpar jogadores distante dos principais holofotes.

Rosa tem trajetória na base do clube gaúcho e no 'time de transição', que é utilizado para a conclusão da preparação. O destaque maior aconteceu na seleção brasileira sub-17, com a conquista do Mundial da categoria.

A estratégia dos ingleses mira completar a formação dos atletas em seu elenco. Os mais jovens não chegam ao comando de Pep Guardiola logo de cara, mas passam por estágios de adaptação em times inferiores, sob olhar da comissão técnica do treinador espanhol.

Um dos principais avaliadores das capacidades dos mais novos é Juan Manuel Lillo. O assistente 'viciado' em tática trabalha junto ao grupo de análise de atletas do clube para encontrar onde os alvos se encaixariam no jogo do time de Guardiola, e depois tem a missão de entregá-los mais adaptados ao estilo do treinador.

Diego Rosa não é o único alvo recente. O City contratou o búlgaro Filip Krastev, de 18 anos, do Slavia Sofia. E promete investidas ainda maiores em meninos que sequer completaram a formação.

O time Sub-23 do Manchester City tem, hoje, jogadores da Espanha, Gana, Escócia, Senegal, Irlanda, Holanda, entre outras nacionalidades.

O processo já ocorre no clube há bastante tempo. Quando Everton ainda não era conhecido como Cebolinha, ele fez parte da lista de alvos, foi acompanhado ao longo de uma temporada e teve oferta recusada pela direção gremista.

O projeto a longo prazo para base é levado a sério independente de um elenco qualificado à disposição. Um dos principais frutos do trabalho intensivo com jovens é Phil Foden, repetidamente utilizado e que encanta Guardiola. O meia de 20 anos tem 35 jogos e sete gols na atual temporada e está no principal desde 2017.

O zagueiro Eric Garcia foi o último da fila dos que concluíram formação no City a aparecer na equipe com destaque. Aos 19 anos, ele tem se firmado no time e já está na mira do Barcelona.

O Grêmio deve receber aproximadamente 7 milhões de euros (R$ 43 milhões na cotação atual) pela fatia que possui dos direitos de Diego Rosa. O clube trabalha, antes de concluir acordo com o City, para exercer cláusula de compra de 20% dos direitos do atleta estabelecidos em contrato com Vitória. O valor é de R$ 500 mil.

Grêmio