Topo

Time de Robinho é campeão turco pela primeira vez e vai à Champions

Robinho (ao centro) celebra a conquista do título turco com seus companheiros o Istanbul Basaksehir  - Onur Coban/Anadolu Agency via Getty Images
Robinho (ao centro) celebra a conquista do título turco com seus companheiros o Istanbul Basaksehir Imagem: Onur Coban/Anadolu Agency via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/07/2020 18h26

O Istanbul Basaksehir venceu o Kayserispor por 1 a 0, hoje (19), e garantiu o título turco pela primeira vez em sua história. O troféu vai para a estante dos brasileiros Robinho e Júnior Caiçara, que estiveram em campo no jogo do título.

A conquista coroa uma equipe cheia de veteranos. Só dois dos 11 titulares do jogo do título, disputado hoje, têm menos de 30 anos (o meia Kahveci e o atacante Crivelli). O restante do time mescla jogadores famosos do futebol europeu (Clichy, Skrtel e Demba Ba) com outros meros desconhecidos do grande público.

Robinho é coadjuvante no Basaksehir, tendo sido titular apenas três vezes na campanha do título inédito. Ele entrou em campo apenas aos 43 minutos do segundo tempo hoje, substituindo o turco Tekdemir, que havia marcado o gol solitário da partida.

Ao todo, o atacante ex-Santos e Atlético-MG somou apenas 411 minutos no Campeonato Turco, não à toa aparece com pouco destaque na imagem de comemoração publicada nas redes sociais do Basaksehir. Júnior Caiçara, por outro lado, foi titular absoluto na campanha e acumulou 2.880 minutos.

O título inédito coloca o Basaksehir na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa pela primeira vez. O clube fundado em 1990 já disputou fases preliminares duas vezes, mas foi eliminado primeiro pelo Sevilla (em 2017), e depois pelo Olympiakos (em 2019) sem nunca chegar aos grupos. Na próxima temporada, eles estarão lá.

Queda de luz no jogo do título

Hoje, o Basaksehir já sabia que era campeão mesmo antes do apito final da vitória sobre o Kayserispor. Durante o segundo tempo, o jogo foi interrompido e ficou parado por cerca de 20 minutos devido a uma queda de energia no estádio Basaksehir Fatih Terim. Como o vice-líder Trabzonspor tomou três gols do Konyaspor em dez minutos e perdeu de virada por 4 a 3, o resultado do Basaksehir passou a não importar mais: o time seria campeão de qualquer jeito. A uma rodada do final, o campeão tem 69 pontos; o Trabzonspor, 62.