Topo

Galvão completa 70 anos e é homenageado por colegas: 'O nome da emoção!'

Galvão Bueno na cabine de transmissão do Estádio Mineirão em Belo Horizonte na semifinal da Copa do Mundo em 2014 - Memória Globo: João Miguel Júnior/Globo
Galvão Bueno na cabine de transmissão do Estádio Mineirão em Belo Horizonte na semifinal da Copa do Mundo em 2014 Imagem: Memória Globo: João Miguel Júnior/Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/07/2020 12h20Atualizada em 21/07/2020 17h55

Principal narrador do Grupo Globo, Galvão Bueno completa, hoje, 70 anos de vida. Após homenagens tanto no Esporte Espetacular quanto no Bem, Amigos, o locutor recebeu diversas mensagens nas redes sociais.

Como presente de aniversário, Galvão vai narrar a conquista da Libertadores pelo Flamengo. O locutor foi substituído por Luis Roberto na véspera da decisão após sofrer um infarto.

Companheiro de Grupo Globo, Luis Roberto destacou a importância de Galvão para o jornalismo esportivo. Além disso, o narrador aproveitou um de seus bordões para homenagear o "capitão" Galvão Bueno.

"Viva! Depois de toda justa reverência, de tantos companheiros, amigos, fãs, já me falta adjetivo, Galvão Bueno. Gostaria de destacar aquele que mudou nossa profissão. Artisticamente, todos sabemos bem. Mas você transformou nossa atividade. Sua luta se tornou de todos nós, jornalistas esportivos. A valorização, o reconhecimento, a importância, tem em você um símbolo. Somos mais fortes através do seu grito! E você também cuida da gente! É muito bom saber que do alto da sua posição você está olhando para o time. Cuidando como um verdadeiro capitão! Desfrute como nunca do seu dia. Definitivamente Galvão Bueno é o nome da emoção!", escreveu Luis Roberto.

Cléber Machado foi mais um a parabenizar o "grande ícone da televisão" por mais um ano de vida.

"Hoje é o dia dele, grande amigo e grande ícone da televisão. Nunca haverá outro narrador com esse status. Parabéns, muita saúde e felicidade, que você continue por muito tempo nos encantando com sua voz e seu jeito único de narrar", desejou.

Já o jornalista Lédio Carmona recordou alguns dos famosos bordões de Galvão, e prometeu comparecer no próximo jantar do narrador.

"Descobri o Galvão Bueno quando ele tinha vasto bigode e fazia uma mesa redonda na TV Bandeirantes. Depois, na Globo, virou nossa referência. A voz da seleção. A voz da Fórmula 1. O cara que nos decifrava Senna. O cara que nos emocionava com Senna. Narrou finais do meu time. Criou bordões. 'Sai que é tua, Taffarel'. 'Olha o Kanu, ele é perigoso'. 'Olha o que ele fez'. Desde 2000, trabalho com Galvão. Jantamos várias vezes. Resenhamos nos treinos. Vez em quando, estou no Bem, Amigos. Mas o que mais me toca quando celebro os 70 anos da voz nacional do esporte é quando disse ao meu falecido pai (ali por 2005, 2006) que agora trabalhava com o Galvão Bueno. E ele respondeu. 'Voce? na?o conheceu Jorge Curi, mas vai poder dizer que trabalhou com o Galvão. Vou ver'. Ele não viu. Morreu antes de eu fazer meu primeiro Bem, Amigos. Mas sabe que alcançamos o objetivo. Parabéns, Galvão. Eu juro que vou no próximo jantar. Vai que é tua!", disse Lédio.

O piloto Caca Bueno, filho de Galvão, compartilhou um trecho da homenagem do Esporte Espetacular para parabenizar o pai por mais um ano de vida.

"Feliz aniversário pai. Feliz o atleta que teve uma vitória narrada por você, e mais feliz ainda um filho que teve oportunidade de ter você como pai, um beijo e feliz Galvao 70", escreveu.

A comentarista Ana Thais Mattos usou um trecho da letra "Moleque Atrevido", de Jorge Aragão, para celebrar o aniversário de Galvão.

"Generoso e gigante!", escreveu Ana Thais em seu Twitter.

O narrador Luiz Carlos Jr. também homenageou Galvão, agradecendo o aniversariante pelo significado especial em sua carreira. "Parabéns, meu amigo Galvão Bueno! Feliz aniversário! Comemore muito e obrigado por tudo que você representa e representou na minha carreira! Assim que pudermos, vamos comemorar!", escreveu Luiz Carlos Jr.

Caçula de Galvão, Luca Bueno publicou uma foto com o pai em que ambos brindam com uma taça de vinho - uma das paixões do narrador. "Feliz aniversário, pai! Obrigado por me proporcionar essa vida maravilhosa", escreveu.

Outro que celebrou a data em suas redes sociais foi Everaldo Marques. Recém-chegado ao Grupo Globo, o narrador destacou que Galvão é um dos responsáveis por ele ter se tornado narrador esportivo. "Dia de celebrar os 70 anos de um nome histórico do esporte e da TV. Uma referência, e um dos responsáveis por eu querer ser um narrador esportivo desde criança. Tecnicamente perfeito, com uma capacidade única de vender emoção", publicou.

Também narrador do Grupo Globo, Milton Leite homenageou o colega, recordando que sua primeira aparição no SporTV foi justamente no Bem, Amigos!, programa apresentado por Galvão Bueno. "Desde aquele dia, sempre que tinha a chance, no ar ou não, Galvão tem sido muito carinhoso e generoso quando se dirige a mim ou a mim se refere. Por isso, mando aqui uma saudação especial pelos seu 70 anos", escreveu Milton Leite.

O comentarista Maurício Noriega, do Grupo Globo, escolheu uma foto da cobertura da Eurocopa 2012, ao lado de Galvão Bueno, em Kiev, na Ucrânia. O jornalista contou que naquele dia, quando completava 45 anos, Galvão pagou um jantar para celebrar a data. "Meu querido amigo Lédio Carmona deu aquela sacaneada básica após o título da Espanha e provocou o Galvão: 'aí, Galva, aniversário do Nori hoje, vamos traçar uma pizza?'. Galvão ficou indignado e devolver: 'aniversário do Nori? Que pizza, que nada, vamos a um belo jantar e ele escolhe o vinho!", relatou Noriega.

Júnior, ex-jogador do Flamengo, também homenageou o colega de Globo. O hoje comentarista não poupou adjetivos para falar do narrador aniversariante. "Ele é amigo/parceiro/generoso. Poderia enumerar muitos outros adjetivos para definir Galvão Bueno! As pessoas que têm o privilégio de trabalhar com ele sabem exatamente quem é o Carlos Eduardo na convivência dentro e fora da telinha. Vida longa e feliz setentinha, amigo!!", escreveu Júnior.